sábado, 18 de maio de 2013

Violência sexual (Artigo Diário do Nordeste)




Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Trata-se este tipo de violência de prática nociva que engloba o abuso, espécie em que o agressor obtém o prazer pelo sexo, e a exploração, circunstância em que o agressor obtém vantagem diversa do prazer, inserindo-se aí o aliciamento, a locomoção, a facilitação, etc.

Dados divulgados pela imprensa situam o Nordeste como a região com maior incidência em casos de violência do gênero, ocupando o Ceará uma das primeiras colocações no país.

Dentre as razões, o fato de ser porta de entrada e saída, inclusive de interiorização, do turismo nacional e internacional, gravame que, acredita-se, poderá ser severamente acentuado com o fluxo intenso de pessoas durante a Copa de 2014. 

Preocupados com isso, quando à frente da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Ceará, captamos junto a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro-PAIR, a fim de inibir a incidência criminosa em 20 municípios da zona costeira que teoricamente mais sofreriam os impactos do fenômeno.

Torcemos para que o programa seja executado com êxito e que o Ceará fique imune a essa chaga, que, sendo oriunda de diferentes fatores (discriminação social, de gênero, intergeracional, regional, etc), para ser definitivamente erradicada, precisa ser atacada não apenas com políticas emergenciais, mas, fundamentalmente, com estratégias de articulação, prevenção e enfrentamento de médio e longo prazo.

 Marcelo Uchôa
Advogado e Professor de Direitos Humanos/UNIFOR

Fonte: Diário do Nordeste, Seção Ideias, Ano XXXII, n. 11.236, p. 2, 18/05/13, 

Nenhum comentário: