terça-feira, 23 de abril de 2013

CDVHS abre inscrições para I Curso de Formação de Defensores Populares de Direitos Humanos


Quarenta e cinco vagas estão abertas para o I Curso de Formação de Defensores Populares de Direitos Humanos, pela Escola Popular de Educação em Direitos Humanos (EPEDH). Com carga horária de 120 horas/aula e início em 18 de maio, o curso terá duração de oito meses e está sob a coordenação do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS). O Movimento Nacional de Direitos Humanos, o Centro Universitário Unichristus, o Programa de Educação Tutorial do Curso de Ciências Sociais da UFC e a Bom Jardim TV são parcerias da iniciativa.

Inscrições
O período de inscrições vai até 02 de maio. Podem ser feitas por e-mail, via correio ou na sede do CDVHS, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o envio de carta de recomendação, que ateste a vinculação e importância de participação do/a candidato/a. “Fortalecer esses espaços que estejam em processo de resistência é um dos objetivos”, aponta Caio Feitosa, coordenador da Escola Popular. Outro intuito é “aprofundar os conteúdos através de inserções nos problemas vividos pelas comunidades, sendo priorizada a realização de pesquisas-ação no Território de Paz”, conforme o idealizador do Projeto Pedagógico do curso, Clésio Arruda.

A ideia base é especializar líderes comunitários em Direitos Humanos, “através de uma formação que possibilite a ação na defesa dos direitos civis, políticos, fundamentais e a proteção do direito de minorias”, explica Clésio Arruda, que é professor da Unicristhus, economista e Doutor em Sociologia. Lideranças comunitárias, professores da rede pública, protagonistas juvenis, defensores populares de direitos humanos e pessoas ligadas a instituições, associações e movimentos sociais das periferias de Fortaleza e do interior do estado compõem o público-alvo do curso. Aos/às interessados/as, a discriminação das vagas pode ser conferida no Edital.

Ainda segundo Clésio Arruda, estudantes de Direito da Unichristus terão participação do curso, sob orientação de professores. “Assim, complementarão sua formação, por intermédio de contato com problemas reais de violação de direitos, que afligem crianças, homens e mulheres de baixa renda”. O Escritório de Direitos Humanos da Unichristus irá orientar e cuidar das demandas pedagógicas. “Os instrutores serão atores do sistema de justiça, com auxílio dos alunos”.

Expectativas

“Esperamos que ao final, possamos dar inicio a criação de uma rede, envolvendo os membros do curso e das instituições participantes, que permita o debate permanente e o compartilhamento de experiências locais sobre os enfrentamentos de violação de direitos”, considera Clesio Arruda.

A Escola Popular
A Escola Popular de Educação em Direitos Humanos é um programa do CDVHS e se baseia em um tripé: formação, pesquisa e exigência do direito. Este é o segundo curso com a temática de Direitos Humanos, conforme Caio Feitosa. Contudo, é mais longo e bem estruturado. Por meio da pesquisa, a EPEDH elaborou o Informe de Violação de Direitos Humanos do Grande Bom Jardim.

“Elegemos um direito específico e foi feita a pesquisação. Escolhemos a saúde. As entidades locais visitaram os postos de saúde e levantamos um conjunto de informações”, informa Caio Feitosa. Tal relatório culminará no terceiro eixo, o trabalho de exigência deste direito, com a mobilização popular. “O próximo passo é pensar como vamos provocar o Poder Público, para que ele se empenhe na resolução dos problemas”, explica o coordenador.

:::SERVIÇO:
Inscrições: De 09 de abril a 02 de maio de 2013
Período do curso: 18 de maio a 17 de novembro de 2013
Meios para se inscrever:
Inscrição via correio ou na sede do CDVHS: Rua Dr. Fernando Augusto, 987, CEP: 60540-260, Bom Jardim. Fortaleza-Ce.


Por Sâmila Braga
Jornalista – Especial para a Bom Jardim TV

Fonte: Bom Jardim TV, 23/04/13, disponível em: http://bomjardimtv.com.br/index.php/noticias/1-noticias/271-cdvhs-abre-inscricoes-para-i-curso-de-formacao-de-defensores-populares-de-direitos-humanos

Nenhum comentário: