sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Ampliada cirurgia para mudar sexo


Brasília O Ministério da Saúde anunciou ontem a ampliação do atendimento a pessoas com transtorno de identidade de gênero e a realização da cirurgia de mudança de sexo na rede pública. A nova regra contempla os transexuais masculinos. Agora, a retirada de mamas, útero e ovários passa a ser paga pelo SUS, assim como o tratamento hormonal. Esses procedimentos eram autorizados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) desde 2010, mas não tinham a cobertura da rede pública de saúde.

A portaria do ministério afirma ainda que o SUS pagará pela redução do pomo de adão, cirurgia de retirada da vagina e construção de um pênis com implante de próteses peniana e testiculares e alongamento do clitóris. Todos esses procedimentos, porém, continuarão a ser feitos em caráter experimental, seguindo resolução do conselho de medicina. Antes, as cirurgias eram pagas por verbas de pesquisa.

A ampliação segue decisão judicial de 2009, que o governo vinha descumprindo desde então. Em setembro, a Justiça Federal no Rio Grande do Sul deu 30 dias para que os procedimentos passassem a ser ofertados, sob pena de multa de R$ 100 mil diários. A portaria, porém, manteve as idades mínimas para o início da transexualização, alvo de polêmica recente.

No final de julho, o Ministério da Saúde publicou e suspendeu menos de 24 horas depois uma portaria que antecipava o início da terapia hormonal para mudança de sexo dos 18 para os 16 anos, e a realização das cirurgias dos 21 para os 18 anos. O ministério não informou em que pé está o grupo que iria avaliar os critérios para a redução.


Fonte: Diário do Nordeste, 22/11/13, disponível em:  http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1341111

Nenhum comentário: