sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Querem matar Genoíno (Mário Mamede, Jornal O Povo)

Como cidadão e médico, tenho acompanhado com a devida atenção e preocupação os acontecimentos referentes ao chamado mensalão petista. Estão encarceradas pessoas pelas quais tenho e continuarei a ter profundo respeito e admiração, pelas suas histórias de vida, pela coragem com que lutaram pelo regime militar e por terem exercido papéis relevantes na luta pela ainda frágil democracia brasileira. Refiro-me, sem qualquer arrodeio e receio, a José Dirceu e José Genoíno.

Não quero tratar de questões políticas nem procurar tentar promover uma polêmica jurídica acerca de “pontos fora da curva”, “teoria do domínio do fato” ou excessos com lances carnavalescos midiáticos sob dedicada cobertura de grande parte da imprensa livre. Mas sinto-me obrigado, por um dever de consciência, a fazer uma só pergunta: por que querem matar Genoíno?

Como médico que tem uma razoável bagagem de conhecimento, sei o quanto é grave a patologia vascular que levou Genoíno a uma intervenção cirúrgica em caráter de urgência urgentíssima, em julho deste ano. O aneurisma dissecante da aorta é uma patologia gravíssima, com elevado risco de ruptura da artéria e morte súbita.

Genoíno tem uma doença grave, que necessita de dedicada atenção de bons profissionais, da retaguarda de instituições bem equipadas, do uso de anti-hipertensivo e anticoagulantes para manter nível de pressão arterial adequado e o sangue mais fluido - ambos os fármacos são de uso permanente e controlado, tanto clinicamente como por exames laboratoriais.

Dirigindo-me à minha categoria, a equipe que operou Genoíno, aos meus colegas médicos e às diligentes corporações médicas (em especial ao Conselho Federal de Medicina), peço que não se calem diante de tamanho desrespeito à dignidade humana. Levantem suas vozes em defesa da vida, por uma questão ética que não admite nossa omissão, particularmente diante de tanto autoritarismo e perversidade.

Mário Mamede
Médico 
Fonte: Jornal O Povo, 22/11/13, disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2013/11/22/noticiasjornalopiniao,3166786/querem-matar-genoino.shtml

Nenhum comentário: