A quantidade de denúncias de intolerância religiosa recebidas
pelo Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da
República cresceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a
estatística de 2011. Embora signifique um aumento de 626%, a própria
secretaria destaca que o salto de 15 para 109 casos registrados no
período não representa a real dimensão do problema.
O resultado foi divulgado a pedido da Agência Brasil, devido ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado nesta segunda-feira (21).
Os dados do Disque 100 para a intolerância religiosa podem estar subestimados, de um lado, porque o serviço telefônico gratuito da secretaria não possui um módulo específico para receber esse tipo de queixa, de forma que nem todos casos chegam ao conhecimento do Poder Público.
Além disso, a maior parte das denúncias é apresentada às polícias ou órgãos estaduais de proteção dos direitos humanos e não há nenhuma instituição responsável por contabilizar os dados nacionais.
A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) também não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religiosa, mas seu ouvidor, Carlos Alberto de Souza e Silva Junior, compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.
Segundo o ouvidor, o número de denúncias de atos violentos contra povos tradicionais – módulo que envolve todo o tipo de violação aos direitos de comunidades ciganas, quilombolas, indígenas e os professantes das religiões e cultos de matriz africana relatadas à Seppir – também cresceu entre 2011 e 2012.
(Agência Brasil)
Fonte: Blog do Eliomar, 22.01.13, disponível em: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/denuncia-de-intolerancia-religiosa-cresce-mais-de-600-em-2012/
Nenhum comentário:
Postar um comentário