sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Dilma assina milionésimo contrato do Fies

“A presidenta da República, Dilma Rousseff, assinou hoje (22), simbolicamente, o milionésimo contrato firmado entre estudantes e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde 2010. O programa oferece cobertura de até 100% do valor da mensalidade de universidades particulares, e pode ser pago após o aluno concluir o ensino superior. “Aquela frustração de muitas pessoas que era cursar uma universidade, essa frustração está sendo superada. As pessoas estão conseguindo, com isso, uma situação melhor no mercado de trabalho. Mas não é só no emprego, é a realização quando olhamos para as nossas vidas”, disse a presidenta no evento de assinatura, em São Paulo.

Engenharia e direito são os cursos com maior número de contratos firmados (179 mil cada), seguidos de enfermagem (76 mil), pedagogia (47 mil), medicina (26 mil); arquitetura (24 mil), odontologia (22 mil) e farmácia (22 mil). Segundo o Ministério da Educação, o Fies soma hoje 1.029.170 contratos firmados.

“Pouco tempo atrás, esse sonho [de cursar o ensino superior] era difícil. Hoje, nós demos passos significativos ao aumentar a soma de oportunidades, ao aumentar o acesso a educação. O ProUni [Programa Universidade para Todos] e o Fies são as duas faces da mesma moeda, completam todo o esforço de aumentar o número de universidades e leva-as a todas regiões do país”, destacou a presidenta.”

(Agência Brasil)

Fonte: Blog do Eliomar, 22/08/13, disponível em: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/dilma-assina-milionesimo-contrato-do-fies/?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+OPovoOnline-BlogDoEliomar+%28Blog+do+Eliomar%29

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Mais novo filhote do papai

Agora sim. Eis o mais novo filhote do papai. Viva!! 

Espero tod@s no lançamento, na próxima quinta (29/08), 17h, no Auditório da Biblioteca da UNIFOR. 

Abraços!!

Marcelo Uchôa

Marcelo Uchoa lança livro sobre Direito Internacional

marcelouchao

O advogado e professor Marcelo Uchoa vai lançar, às 17 horas do próximo dia 29, o livro “Direito Internacional”. A solenidade ocorrerá no auditório da Biblioteca da Unifor.

O livro aborda principalmente questões relacionadas aos direitos humanos em vários países. 

Marcelo, bom lembrar, foi o primeiro coordenador de Conselho Estadual de Políticas de Direitos Humanos.

A publicação é pela Editora Lumen Juris.

Fonte: Blog do Eliomar, 22/08/13, disponível em: http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/marcelo-uchoa-lanca-livro-sobre-direito-internacional/

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Marcelo Uchôa lança o livro Direito Internacional na próxima quinta (29) em Fortaleza



O advogado Marcelo Ribeiro Uchôa, sócio do escritório Uchôa Advogados Associados, lança, na próxima quinta-feira (29), às 17h, seu mais novo livro intitulado "Direito Internacional".

A tarde de autógrafos acontecerá no Auditório da Biblioteca da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), no Ceará, onde Uchôa é professor de Direito Internacional e Direitos Humanos.

A obra foi prefaciada pelo juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas.

Perfil

O advogado
Marcelo Uchôa é professor de Direito Internacional e Direitos Humanos (UNIFOR), já havendo lecionado Direito do Trabalho, Hermenêutica e Estágio. Doutor em Direito pela Universidade de Salamanca (Espanha) e mestre em Direito Constitucional, Uchôa é especialista em Direito do Trabalho. Foi também coordenador especial de  Políticas Públicas dos Direitos Humanos (março/2011 - ago/2012) do governo do Estado do Ceará. É autor do livro "Controle do Judiciário: da expectativa à concretização (o primeiro biênio do CNJ)", da Editora Conceito.

Texto: Andréa Mesquita/Assessoria de Imprensa A&R

Fonte: Alino & Roberto e Advogados, 20/08/13, http://www.aer.adv.br/detalha_noticia.php?cod=8521

domingo, 11 de agosto de 2013

Feliz Dia d@ Estudante!

Parabéns, estudantes do Brasil. Vocês são o presente e o futuro da nação. Estejam sempre atent@s à sua responsabilidade social. Procurem ser honrad@s na palavra e honest@s nas ações. Amem suas famílias sem descuidar do próximo.

Nesta data, desejo um dia proveitoso e muito especial às alunas e alunos de minhas disciplinas na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), bem como ex alun@s, @s quais, se estudantes, estão de parabéns, e, se formad@s, também estão, já que hoje é o dia d@ Advogad@, extensível a tod@s @s profissionais das carreiras jurídicas.

* Imagem extraída da internet

Blog do Marcelo Uchôa 

Feliz Dia d@ Advogad@!



Dizia o velho e bom Sócrates que “é pior cometer uma injustiça do que sofrê-la, porque quem a comete transforma-se num injusto e quem a sofre não”.


Neste 11 de Agosto, que remonta há 1827, quando instituídos os dois primeiros Cursos Jurídicos do Brasil (São Paulo e Olinda), e que dá azo, com muita propriedade, ao Dia d@ Advogad@, mando um abraço especial não apenas às colegas e aos colegas da advocacia, mas a tod@s @s profissionais das mais diversas carreiras jurídicas, na esperança de que, compreendendo a responsabilidade que é pairar sobre nossas atitudes e ações a máxima acima, continuemos labutando, diariamente, pela construção de uma sociedade mais ética, justa e solidária.

* Imagem extraída da internet

Blog do Marcelo Uchôa

Feliz dia dos Pais!

Pela felicidade dos pais de agora e pela memória dos pais de sempre, parabéns!


* Imagem extraída da internet

Blog do Marcelo Uchôa

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Gás de pimenta na cara de Vereador

Gostando ou não da pessoa ou seu partido (no caso, João Alfredo do PSOL), acho que a Guarda Municipal de Fortaleza não poderia tratar assim um Vereador. 

Se ninguém merece esse tratamento, o que dizer quando o mesmo é dispensado a uma AUTORIDADE do município eleita pelo voto popular? Isto é ou não é um excesso que merece pronta punição administrativa e judicial?

* Imagem extraída da internet

Blog Marcelo Uchôa

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A truculência virou moda

Soube, agora há pouco, enquanto participava de reunião do Doutorado da UNIFOR, que, na calada da noite, ocorreu um verdadeiro show de truculência perpetrado pela Guarda Municipal contra os militantes acampados no Parque do Cocó, em ação claramente atabalhoada, no mínimo precipitada, de desocupação da área. 

Soube também que, ainda no início da manhã, spray de pimenta e bombas de efeito moral eram lançadas sobre os que resistiam nas proximidades da Av Engenheiro Santana Júnior. 

Fico me perguntando por que precisamos ter que passar por esse tipo de atitude ignorante, se estamos vivendo num regime democrático. Penso que, além de extremismo desmedido, a inabilidade política em dialogar e a virulência das forças de segurança local são um constrangimento a tod@s nós cearenses. Lamentável!!

* Foto de Erick Guimarães, divulgada na net (manifestante ferida com bomba de gás)
Blog Marcelo Uchôa