quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Auditório lota para ouvir Secretário Nacional de Justiça

Em auditório lotado, o Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e atual Presidente da Comissão Nacional de Anistia, Paulo Abrão, palestrou sobre "A democracia no Brasil: a terceira fase pela Anistia e a Justiça de transição".  O evento aconteceu no Auditório da Biblioteca da UNIFOR e compôs os atos preparatórios da Caravana da Comissão Nacional de Anistia que acontece amanhã e depois, 03 e 04/08, na Assembleia Legislativa do Ceará.



O evento foi presidido pelo Diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UNIFOR, Prof. Sidney Guerra. Além dele e do palestrante, compuseram a mesa  de honra, o Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado, Marcelo Uchôa, e o integrante do Observatório Nacional da Comissão da Verdade, Paulo Antônio Albuquerque, ambos professores da Universidade.

Segundo Paulo Abrão, a anistia política brasileira compreendeu três diferentes fases, sendo a primeira e a segunda, sucessivamente, a luta pela derrocada do sistema ditatorial e o restabelecimento das liberdades fundamentais, e a luta pela reparação dos direitos lesados. Já na última fase, posta como atual desafio às novas gerações, reside a luta pelo direito à verdade. Consoante crê, há, hoje, no Brasil, um processo de quebra de paradigma cultural: se antes só se olhava para frente; hoje, olha-se para trás para evitar erros iguais adiante.

Noutro diapasão, ressaltando a importância histórica da passagem da 60ª Caravana da Anistia pelo Estado do Ceará, o atual Coordenador de Direitos Humanos do Estado, Marcelo Uchôa, aproveitou sua fala de apresentação inicial para anunciar publicamente seu desligamento da COPDH, o que está previsto para acontecer amanhã, 03/08.

Na foto, da esquerda para direita: Paulo Albuquerque, Paulo Abrão, Sidney Guerra, Marcelo Uchôa.

Fonte: ASCOM / COPDH, 02/08/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/08/auditorio-lota-para-ouvir-secretario.html

Nenhum comentário: