sábado, 4 de agosto de 2012

Caravana da Anistia realiza julgamentos na tarde desta sexta-feira

Na tarde desta sexta-feira (03/08), a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça deu prosseguimento às sessões públicas de julgamento de processos iniciado na manhã de hoje no Plenário 13 de Maio, durante a cerimônia de abertura 60ª Caravana da Anistia realizada na Assembleia Legislativa.  Apenas hoje, foram julgados 35 casos.

Reunião da Comissão de Anistia do Ministério da JustiçaAs sessões ocorreram simultaneamente em três auditórios do Complexo de Comissões Técnicas da Casa. Um dos casos julgados sob a presidência do secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, foi de Agamenon Rodrigues Eufrásio Oliveira, ex-professor da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e ex-engenheiro do DAER.

O engenheiro foi demitido do DAER por meio de portaria da Casa Militar Estado do Ceará, perseguido e preso sob a acusação de fazer parte do Movimento Comunista Internacional (MIC), considerado subversivo pelo regime militar.

Além da demissão no DAER, Agamenon afirma que não teve o seu contrato de professor renovado pela UFC, enquanto a prática, na época, era a de renovação. “Na Universidade, existia também um órgão repressivo, a Assessoria Especial de Informações”, relembrou o engenheiro.

Agamenon recebeu o Certificado de Anistiado Político e vai receber mensalmente R$10 mil, além de indenização retroativa no valor de R$ 800 mil. 

Além do engenheiro industrial, receberam Certificados de Anistiado Político e indenizações o sindicalista e militante do Conselho Comunitário do José Walter, Tarcisio Gomes Mendes, preso político demitido e fichado no Dops; Valéria Maria de Aguiar Ellery, militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), que foi presa para averiguações e teve de se exilar no Chile, Argentina e Suécia; dentre outros.
RW

Foto: Reunião da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça Foto: Marcos Moura
 
Fonte: ASCOM / ALCE, 03/08/12, disponível em: http://www.al.ce.gov.br/index.php/destaques-do-site/item/7519-0308rw01-caravana

Nenhum comentário: