quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Caravana da Anistia (Jornal O Povo)

A passagem da 60ª Caravana da Comissão Nacional da Anistia do Ministério da Justiça, no Ceará, nos dias 3 e 4 de agosto, promete ser uma das mais expressivas de todo Brasil. Para sensibilizar as autoridades estaduais a investirem na criação de comissões da verdade locais, em âmbito Legislativo e Executivo, órgãos públicos, universidades e entidades da sociedade civil se irmanam na estratégia de traçar uma ampla e diversificada agenda de trabalho para todo agosto.

O objetivo é fazer com que o Estado do Ceará tome para si a responsabilidade de revelar para o mundo aquilo que de horror cometeu contra as liberdades fundamentais individuais e coletivas, durante a ditadura, manifestando mea culpa pelos erros cometidos e comprometendo-se a lutar para que fatos danosos como os ocorridos voltem a suceder futuramente. Torçamos, por exemplo, para que daí surja uma agenda progressiva de retirada de homenagens a ex ditadores de prédios e logradouros públicos.

Além dos trabalhos de julgamento dos requerimentos de reparação econômica, a Caravana Nacional da Anistia já vem servindo para fortalecer a Comissão de Anistia Wanda Sidou, do Ceará, tanto que o Governo do Estado anunciou o pagamento de todos os pedidos requeridos, deferidos e pendentes de quitação.

Importante ressaltar, em toda esta movimentação, o papel relevante da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos do Estado que, em âmbito local, vem articulando com demais parceiros (Assembleia Legislativa, pela Mesa Diretora e a Comissão de Direitos Humanos do parlamento cearense, Secretarias Estaduais da Justiça, Cultura e Trabalho, Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, Câmara Municipal, Universidade de Fortaleza (Unifor), Associação 64/68, Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, Aparecidos Políticos, Instituto Frei Tito, etc) esta importante e histórica ação federal.



Marcelo Uchôa
marcelo.uchoa@gabgov.ce.gov.br

Coord. Especial de Direitos Humanos (CE) e professor da Unifor

Fonte: O Povo Online, 02/08/12, disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/08/02/noticiasjornalopiniao,2890731/caravana-da-anistia.shtml

Nenhum comentário: