quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conatrae lançará publicação sobre a PEC do Trabalho Escravo


A Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo - Conatrae lançará nas próximas semanas uma publicação com artigos que tratam da aprovação da PEC do Trabalho Escravo - PEC nº 57A/99. A publicação, que tem como objetivo contribuir para o debate a cerda da aprovação da proposta, em tramitação no Senado Federal, traz artigos e considerações sobre a conceituação da PEC, que prevê, entre outras ações, a expropriação de terras para fins de reforma agrária, onde forem encontrados trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo.

31/JUL/12 - Conatrae lançará publicação sobre a PEC do Trabalho EscravoA ministra da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e presidenta da Conatrae, Maria do Rosário, fará o texto de apresentação do livro, que integra as ações de mobilização da pasta em prol da aprovação da proposta no legislativo. Um ato público de lançamento da publicação deverá ocorrer na primeira quinzena do mês de setembro, no Senado.

“A nossa meta é aprovarmos esta PEC até o final deste ano. Já fizemos um amplo debate na Câmara, onde a proposta foi aprovada em maio deste ano. Agora vamos deflagrar uma agenda de mobilizações no Senado”, afirmou a ministra, ressaltando a importância da publicação. A Conatrae se reuniu na manhã desta terça-feira (31), na sede da SDH/PR, em Brasília, para tratar deste e de outros temas.

Expropriação - Após oito anos aguardando apreciação no plenário da Câmara dos Deputados, a PEC do Trabalho Escravo (Proposta de Emenda à Constituição nº 438/01) foi finalmente aprovada no dia 22 de maio de 2012. A PEC prevê o confisco de imóveis urbanos e rurais onde forem encontrados trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo. Após a expropriação, as propriedades deverão ser destinadas à reforma agrária e habitação popular.

A proposta passou pelo Senado Federal em 2003 e foi aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados em 2004. Após retornar da Câmara, o texto recebeu um novo registro - PEC nº 57A/99.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: SDH-PR, 31/07/12, disponível em: http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/07/31-jul-12-conatrae-lancara-publicacao-sobre-a-pec-do-trabalho-escravo-1

Nenhum comentário: