quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Ciclo encerrado: saída da Coordenadoria Especial de Direitos Humanos/CE


Queridas amigas, queridos amigos,

Comunico que, por razões próprias, estou deixando, no final desta semana, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado (COPDH/CE). A decisão da saída já havia sido acertada há cerca de dois meses, aguardando apenas a conclusão do I Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, ocorrido entre os dias 18 e 29 de junho, e a recepção da Caravana da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça pelo Ceará, nos próximos 3 e 4 de agosto, ambos eventos organizados com o significativo apoio do Gabinete do Governador, através de nossa Coordenadoria.

Havendo sido o primeiro Coordenador Especial de Direitos Humanos do Governo, saio com a sensação do dever cumprido. Dentro das limitações impostas ao cargo, procurei sempre promover a política dos direitos humanos, o mais amplamente possível, em nosso Estado, tomando como diretriz a busca pelo estabelecimento de uma cultura de paz, respeito e tolerância entre todas as pessoas.

Deixo a Coordenadoria com a certeza de que ajudei no cultivo de uma semente que, mais dia menos dia, redundará na criação de uma secretaria específica de diretos humanos na estrutura administrativa estadual. A equipe que lá permanece é competente e capaz para dar conta dos grandes desafios que sucederão, entre os quais: o aperfeiçoamento da sinergia de ação entre os órgãos de Governo, o aprofundamento da estratégia geral de educação em direitos humanos, o fortalecimento da rede estadual de proteção e o delineamento de um plano legítimo e democrático com diretrizes estaduais para a política.

Não digo que tenha sido tarefa fácil a que empreendi durante o período em que permaneci como Coordenador de Direitos Humanos, mas muito me gratificou haver contribuído com a importante missão de monitorar o passo a passo do Estado nesta política, responsabilidade para a qual tanto tive que estudar e aprender, e que inúmeras vezes me proporcionou a honra do debate franco e direto com os movimentos sociais, a classe política, a mídia, o meio acadêmico, enfim, a sociedade em geral, além da alegria da convivência com pessoas de extraordinário senso humano, dentro e fora do Governo.

Agradeço, de coração, o carinho e o apoio dado por tod@s em inúmeros eventos promovidos pela Coordenadoria de Direitos Humanos sob minha orientação. Sem este auxílio não teria sido possível realizar o trabalho que desenvolvemos.

Parto, agora, para novos desafios, seguro de que a bagagem adquirida não será desprezada, pois a militância na defesa dos direitos humanos deve ser uma obra de vida e não um episódio isolado no tempo.

Meu muito obrigado.

Marcelo Uchôa
Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará (de saída)

Um comentário:

Daniel Pearl Bezerra disse...

Companheiro Marcelo Uchoa, após postar matéria do Diário do Nordeste no Blog da Dilma, fui ameaçado por vários simpatizantes do PSB, inclusive de funcionários do Gabinete do Governador. Depois de pesquisar na internet, encontrei teu depoimento sobra a saída, que acrescentei o portal. Veja o link: http://blogdadilma.blog.br/tecnologia/115-redes-sociais/2206-marcelo.html