sábado, 2 de março de 2013

Direto dos EUA: Legalização de imigrantes pode gerar ‘boom’ na economia americana

Recomendo conferir esta matéria (link ao final) do jornalista Pablo Uchôa, correspondente da BBC Brasil em Washington/DC, sobre a importância econômica da imigração nos EUA, sobretudo se vier a ser legalizada.

Segundo consta na reportagem, as previsões indicam que se todos imigrantes deixassem os EUA hoje, a economia local perderia, de imediato, 2,5 trilhões de dólares em consumo. Para um país em recessão, seria o verdadeiro fim.

Por outro lado, sem levar-se em conta o importante aspecto social da legalização dos "indocumentados", apenas o lado econômico, a expectativa é de que a medida geraria para a economia estadunidense um ganho de 1,5 trilhão de doláres em 10 anos.

A inclusão formal de 11 milhões de novos contribuintes no sistema arrecadador de taxas e impostos geraria um incremento de 50 bilhões de dólares em receitas, com apenas metade de contraprestação em consumo de serviços. Por outro lado, a mão de obra imigrante complementaria a força de trabalho local, sem impor qualquer risco aos atuais empregos, ao contrário, ajudando a alavancar os salários.

Já é hora do conservador congresso norte-americano ceder e legalizar a imigração que tanto tem ajudado os EUA a crescer e se desenvolver ao longo dos anos. Além de ser medida de justiça, seria um tiro no próprio pé insistir na mantenção da atual política segregatória. 

Link de acesso à reportagem:



http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/02/130131_vlog3101_lk.shtml  

Blog Marcelo Uchôa

Fonte: BBC Brasil, 02/03/13, disponível em: http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2013/02/130131_vlog3101_lk.shtml



Nenhum comentário: