Data: 06/12/2012
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, participou nesta quinta-feira (6), na Câmara dos Deputados, da sessão solene para devolver, simbolicamente, os mandatos de 173 deputados federais cassados ao longo de quatro legislaturas entre 1964 e 1977.
A ministra cumprimentou a deputada cassada Ligia Doutel de Andrade, presente à cerimônia, e em seu nome registrou a luta de todos os parlamentares que perderam a representação. “Este é um reconhecimento a vossas excelências, mas também ao povo brasileiro, que trouxe vocês até aqui. É um resgate histórico muito importante, para que o Brasil saiba que estão diante de pessoas honradas, que lutaram pela democracia”, disse a ministra.
Maria do Rosário homenageou ainda o arquiteto Oscar Niemeyer, falecido nesta quarta-feira (5), “homem que construiu, com suas mãos sábias, este Congresso”, e, parafraseando D. Helder Câmara, disse: “Maior que toda ditadura é a humanidade a quem nos cabe servir”.
Também participaram da sessão, além da ministra e da ex-deputada, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia; o 3º secretário da Câmara, Inocêncio Oliveira (PR-PE); o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputado Domingos Dutra (PT-MA); a coordenadora da Comissão Memória e Justiça da Câmara, deputada Luiza Erundina (PSB-SP); e o coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles.
Fonte: SDH-PR, 06/12/12, disponível em: http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/12/06-dez-2012-congresso-nacional-devolve-simbolicamente-mandatos-a-parlamentares-cassados-durante-a-ditadura
Nenhum comentário:
Postar um comentário