segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Seminário de Direitos Humanos homenageia padre Lino Allegri


A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Assembleia Legislativa promove, nesta terça (11/12) e quarta-feira (12/12), o II Seminário de Direitos Humanos e Cidadania. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Fortaleza e acontece no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. A programação inclui palestras, debates e uma homenagem ao padre Lino Allegri, que receberá o Prêmio Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos 2012. A cerimônia ocorrerá na quarta-feira, às 16h.


O Seminário será aberto pela presidente da CDHC, deputada Eliane Novais (PSB), às 9h. Na sequência, acontecerá um debate sobre “A política dos direitos humanos no Ceará: em busca de uma agenda positiva”. Além da socialista, participarão do debate o titular da Secretaria dos Direitos Humanos (SDH) de Fortaleza, Demitri Nóbrega, e um representante do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.
Seminário de Direitos Humanos homenageia padre Lino Allegri
Às 14h, haverá um novo debate com o tema “O impacto das grandes obras e a violação dos direitos humanos”. Serão palestrantes a professora do departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria do Céu de Lima, e o representante do Comitê Popular da Copa 2014, Samuel Queiroz.

Na quarta-feira, a discussão do “Respeito à diversidade humana e às comunidades tradicionais: a problemática dos conflitos étnico-raciais” acontecerá a partir das 14h. Participam como painelistas a titular da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Fortaleza, Raquel Viana; a procuradora regional dos direitos do cidadão, Nilce Cunha Rodrigues; o representante do Movimento Indígena, Ricardo Weybe e o estudante africano Alberto Imbunde.

No mesmo horário, acontece a mesa de debates com o tema “Repactuação do Fórum Cearense de Direitos Humanos”. Além de Eliane Novais, participarão representantes da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza, da Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado, da SDH de Fortaleza, da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

O Seminário encerra com homenagem ao padre italiano Lino Allegri, que chegou ao Ceará em 1992. De imediato, iniciou um trabalho com jovens em situação de vulnerabilidade social de Fortaleza. Também ajudou a criar a Pastoral do Menor nos bairros Conjunto Tancredo Neves e Barra do Ceará, na Capital. Por relevantes serviços prestados em defesa dos direitos humanos e da cidadania, o nome do religioso foi aprovado em reunião da CDHD do dia 28 de novembro.
BC/AT
Foto: Divulgação

Fonte: Assembleia Legislativa, 10/12/12, disponível em: http://www.al.ce.gov.br/index.php/ultimas-noticias/item/11580-10-12-2012-bc01

Nenhum comentário: