terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dilma defende trabalho da Comissão da Verdade


Do O Globo
Dilma elogia Comissão da Verdade e trabalho em defesa dos direitos humanos


Presidente diz que colegiado está recuperando ‘parte da história que ainda não foi contada’

JÚNIA GAMA

BRASÍLIA - Após uma temporada evitando falar sobre a Comissão da Verdade, a presidente Dilma Rousseff voltou a defender, nesta segunda-feira, os trabalhos do colegiado. Em cerimônia de entrega do Prêmio Direitos Humanos 2012, no Palácio do Itamaraty, a presidente destacou a comissão como uma das iniciativas do governo brasileiro na defesa dos direitos humanos.

- Gostaria de falar do trabalho que a Comissão da Verdade está executando, de recuperar parte de nossa história, aquela parte que ainda não foi contada, sobre aqueles anos em que o poder discricionário do estado não respeitou os direitos básicos de seus cidadãos - disse a presidente.

A Comissão da Verdade foi instalada em maio deste ano, em meio a tensões entre a caserna e grupos em defesa dos direitos humanos. Em fevereiro, a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, deu entrevista na qual defendia que os fatos apurados pelo colegiado pudessem subsidiar futuras ações para punir torturadores. Militares da reserva se manifestaram com críticas à ministra e a presidente Dilma Rousseff.

O Palácio do Planalto teve de montar uma operação de contenção para que os comandos militares apaziguassem os ânimos dos oficiais. Desde então, para não aumentar a tensão com a caserna, a presidente evitou fazer manifestações públicas a respeito da comissão.

Além da presidente Dilma e da ministra Maria do Rosário, estavam presentes os ministros Antônio Patriota, das Relações Exteriores, Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, e Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres. O prêmio, que está em sua 18ª edição, é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas físicas ou jurídicas que desenvolvam ações de destaque na área dos Direitos Humanos.

Na abertura da solenidade, a embaixadora da Campanha de Combate de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a cantora Fafá de Belém, cantou o Hino Nacional Brasileiro. No encerramento, os cantores Margareth Menezes e Chico César se apresentaram.

Fonte: Blog Luis Nassif Online, 18/12/12, disponível em: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/dilma-defende-trabalho-da-comissao-da-verdade

Nenhum comentário: