quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cearense Leila Paiva encerra ciclo no PNEVSCA/SDH-PR e externa agradecimentos

Prezad@s Parceir@s,

Inicio hoje uma nova missão em minha vida profissional! Como diria um grande amigo, tomo uma atitude, no mínimo, republicana, depois de quatro anos à frente do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/SNPDCA/SDH/PR. Mas, quem me conhece sabe que além de republicana, não consigo dizer não aos novos e grandes desafios. E a vida parece que sabe disso!

Gostaria de, mais uma vez, reiterar meu profundo agradecimento por todo o apoio que tive de tod@s os profissionais da SDH, Colegas da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, do CONANDA, do Comitê Nacional e das instituições governamentais e não governamentais parceiras do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Um agradecimento forte ao Ministro Paulo Vannuchi e à Ministra Maria do Rosário Nunes e suas equipes, à Secretária Carmen Oliveira, dirigentes que acreditaram sempre na proposta e confiaram nas apostas da gestão. À equipe direta do Programa, profissionais, militantes, guerreiros e em especial, aos meninos e meninas do Brasil, que foram a inspiração.

Tivemos desde o início, em setembro de 2007, a certeza de que esse apoio e articulação seriam condições para que conseguíssemos impactar no enfrentamento da violação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

Fizemos junt@s uma gestão que interferiu na formulação de políticas no Brasil e no mundo, afinal construímos o III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças Adolescentes. Ousamos falar para públicos nunca antes atingidos. Internacionalizamos metodologias. Estabelecemos metas e cumprimos com margem!

No PAIR- Programa de Ações Integradas e Referenciais, tínhamos em 2007 a metodologia disseminada em 11 municípios, ao passo que hoje ela está sendo disseminada em mais de 500 municípios e com a formação na referida metodologia, através do ensino à distância, a partir de maio de 2011 esse número cresce ainda mais e diversifica o perfil dos municípios atingidos.

Com do DDN fomos referência, dentro e fora do Brasil. O Disque 100 já recebeu ligações de 90% dos municípios brasileiros. Sua metodologia sistematizada foi um grande impulso para termos o Disque Direitos Humanos.

Inovamos trazendo para a disseminação, enquanto política pública, práticas de humanização e reconhecimento de um atendimento diferenciado para o nosso público-foco.

Fortalecemos as redes de enfrentamento em todo o Brasil, como o apoio imprescindível das instituições que compõem o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e do CONANDA.

Construímos a ferramenta para ter um panorama da situação de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e das possibilidades de superação com a atualização da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Exploração Sexual de crianças e Adolescentes.

E as novas pessoas que foram chegando no decorrer do caminho, trazendo a diferença, exigindo as novas linguagens... Linguagens que movessem o Brasil todo pela causa. Meu agradecimento especial pela ousadia! As artes falaram mais e melhor do que nós. As empresas se fizeram multiplicadoras fundamentais para a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

Foram muitas conquistas, mas também muita necessidade de superação e desafios não vencidos! Sim, essa luta é contínua, tem que ser maior do que qualquer gestão. É preciso que estejamos sempre atent@s para que a prioridade estabelecida na Constituição Federal fruto de nossa luta, seja constantemente garantida. Estamos junt@s, pois mudo apenas de espaço, mas como militante estou sempre à disposição desta causa, especialmente, porque tenho a consciência de que ainda temos muito caminho até reduzirmos os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Os dados impõem a intensificação de esforços de todos e todas.

Como não seria justo tentar identificar pessoas e correr o risco de esquecer outras tão importantes nessa trajetória, lembro de Neide Castanha, minha amiga e forte referência, em nome de quem mando meu forte abraço a tod@s os amig@s.

Deixo meus contatos para qualquer hora! Institucional- leila@umbrasil.org.br e pessoal- leilapaivasouza@gmail.com.

Obrigada por toda a gentileza e carinho!

Bjs,

Leila Paiva

OBS: Confira vídeo do PNEVSCA em http://www.youtube.com/user/PNEVSCASDH

Fonte: Sistema de Gestão do PAIR, 13/09/11, disponível em http://pair.ledes.net/index.php?toSection=noticias&ItemID=435&home=1

Nenhum comentário: