sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Governo envia ao Congresso PL que cria o Sistema de Prevenção e Combate à Tortura


Data: 30/09/2011

Em reunião nesta sexta-feira (30) com representantes do Subcomitê de Prevenção e Combate à Tortura das Nações Unidas, em Brasília (DF), a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, anunciou o envio ao Congresso Nacional do projeto de lei que cria o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. O sistema prevê a criação de uma estrutura para monitorar as instituições de privação de liberdade em todo o território nacional e faz parte do compromisso assumido por diversos Estados membros das Nações Unidas. O Brasil é um dos primeiros países a ratificar o documento.

O Sistema será composto por pessoas que trabalharão com exclusividade nessa atribuição e poderão entrar em qualquer instituição fechada sem aviso prévio.

Durante a reunião, os representantes do Subcomitê das Nações Unidas apresentaram o relatório preliminar da visita que fizeram ao Brasil.

A ministra Maria do Rosário destacou ainda a criação do módulo “Combate à Tortura” do Disque Direitos Humanos (Disque 100), que receberá denúncias 24 horas por dia, sendo garantido o anonimato.

* Imagem ilustrativa retirada da internet.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social. Disponível em: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/09/governo-envia-ao-congresso-nacional-projeto-que-cria-o-sistema-de-prevencao-e-combate-a-tortura

Nenhum comentário: