quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Brasil, Venezuela, EUA e Alemanha entram no Conselho de Direitos Humanos da ONU

Alemães e americanos conquistaram a liderança pelo grupo ocidental da organização

AFP
 
Os Estados Unidos e a Alemanha venceram uma votação acirrada nesta segunda-feira (12) entre os países ocidentais por assentos no Conselho de Direitos Humanos da ONU, em uma eleição amplamente questionada.

Estados Unidos, Alemanha e Irlanda foram eleitos pela Assembleia Geral de 193 membros, enquanto Brasil, Argentina, Venezuela, Paquistão e Etiópia também estão entre os outros 15 países que obtiveram assentos em acordos prévios de grupos regionais.

Organizações de direitos humanos condenaram esses acordos regionais na Assembleia Geral, que deram assentos no conselho a países que são questionados por seu desempenho em matéria de direitos humanos.
 
Estados Unidos, Alemanha e Irlanda conquistaram seus lugares após uma votação aberta para designar os países ocidentais.
Todas as outras regiões designaram seus candidatos com listas fechadas, sem eleição competitiva.

Costa do Marfim, Etiópia, Gabão, Quênia e Serra Leoa ingressaram no Conselho pela África; Japão, Cazaquistão, Paquistão, Coreia do Sul e os Emirados Árabes Unidos pela Ásia; Argentina, Brasil e Venezuela pela América Latina e Caribe; Estônia e Montenegro pela Europa.
A Venezuela conquistou 154 votos, mais do que os Estados Unidos (131) e a Alemanha (127).

"Chamar de eleição a votação da Assembleia Geral é dar muito crédito a este processo", disse Peggy Hicks, um especialista em monitoramento de direitos humanos. "Enquanto não houver uma concorrência real por assentos no Conselho de Direitos Humanos, os padrões de seus membros serão mais retóricos do que reais".

Peter Wittig, embaixador alemão na ONU, afirmou que a competição aberta das nações ocidentais deveria ser "um exemplo para outros grupos regionais".
 

Nenhum comentário: