domingo, 25 de novembro de 2012

Héteros também são alvos de homofobia, diz estudo

Pesquisa 25/11/2012

Resultados indicam que, mais que orientação sexual, roupas, trejeitos e estereótipos suscitam os preconceitos

O preconceito contra homossexuais no Brasil atinge não apenas os gays, mas também os héteros, sugere pesquisa. O estudo, conduzido por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluiu que a homofobia, aqui, está ligada ao modo como as pessoas percebem as diferenças entre homens e mulheres. Isso quer dizer que, independentemente da orientação sexual, são as roupas, os trejeitos e os estereótipos de masculino e feminino que suscitam os preconceitos dos brasileiros.

O trabalho é baseado na dissertação de mestrado de um dos autores, Angelo Brandelli Costa. De acordo com ele, que é doutorando em psicologia, a ideia foi criar instrumento para avaliar a homofobia no caso brasileiro, “não simplesmente importando o conceito do contexto americano, onde ele foi criado”.

De acordo com a pesquisa, a homofobia no Brasil tem forte vínculo com o sexismo (discriminação baseada no sexo ou gênero) e o preconceito contra o não conformismo às normas de gênero (mulheres que têm comportamento considerado masculinizado, por exemplo).

Isso significa que homossexuais com características consideradas compatíveis com seu sexo anatômico tendem a sofrer menos preconceito que mulheres masculinizadas ou homens com trejeitos femininos, mesmo heterossexuais. (da Folhapress)


Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As conclusões foram usadas para criar novo instrumento de pesquisa sobre preconceito, já adotado no Rio Grande do Sul. Os autores acreditam que, para serem eficazes, as ações contra a homofobia devem ter como alvo também o sexismo. 

Fonte: 25/11/12, disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/brasil/2012/11/24/noticiasjornalbrasil,2960024/heteros-tambem-sao-alvos-de-homofobia-diz-estudo.shtml

Nenhum comentário: