quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Câmara regulamenta a autonomia de Defensorias Públicas


alt 
O Plenário aprovou, por 289 votos unânimes, o Projeto de Lei Complementar 114/11, do Senado, que regulamenta a autonomia financeira e orçamentária das defensorias públicas dos estados. A Defensora Pública Geral do Estado, Andréa Maria Alves Coelho, recebeu a notícia por telefone pelo próprio Deputado Federal, Mauro Benevides, que estava acompanhando atenciosamente todo o projeto. "É uma grande vitória para a Defensoria Pública, em especial para a do nosso Estado", comemora a Defensora Geral, Andréa Coelho. 

Pelo texto, os estados deverão destinar até 2% da receita corrente líquida para as suas Defensorias Públicas. Para assegurar o percentual, o projeto reduz de 49% para 47% o limite de despesas do Executivo estadual com o pagamento de pessoal. A proposta prevê ainda um cronograma de até cinco anos para a implantação progressiva da nova repartição dos limites de despesa com pessoal. No primeiro ano a partir da publicação da lei no Diário Oficial, os estados deverão destinar 0,5% receita à defensoria pública.

Essa autonomia foi incluída na Constituição Federal pela Emenda 45, de 2004, que trata da reforma do Judiciário. A matéria segue para sanção presidencial.


Fonte: DPGE-CE, 22/11/12, disponível em: http://www.defensoria.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45371:camara-regulamenta-a-autonomia-de-defensorias-publicas&catid=3:lista-de-noticias&Itemid=183

Nenhum comentário: