segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Chegam ao fim as eleições OAB/2012

Chegam ao fim as eleições da OAB/2012. Parabenizo @s amig@s da chapa "Mais OAB pra Você" pela ótima performance e também @s companheir@s das chapas "Renova OAB - A Ordem é dos Advogados" e "OAB com Você é Progresso" pelas valorosas participações. 

Continuo crendo que tão importante quanto ganhar ou perder é saber jogar, sair da disputa maior que quando entrou. Principalmente porque, no fim, somos tod@s advogad@s, militando ombro a ombro uns com @s outr@s, diariamente. 

Torço muito para que a próxima gestão faça um ótimo trabalho em prol da advocacia e da sociedade cearense. A expressiva votação obtida precisa ser justificada a cada ação, a cada atitude, no próximo triênio. Vale uma dica? Usem e abusem do diálogo. Na dúvida, é sempre melhor incluir que restringir. 

Quiçá, mais adiante, este modelo de eleições de Ordem possa ser repensado para dar lugar a outro mais justo, no caso, o sistema proporcional. A proporcionalidade garante a participação de todas as forças existentes, na medida exata do lastro político de cada uma expressada na votação. Ou seja, é um sistema que concilia justiça e maturidade, pois também ajuda a arrefecer os ânimos durante o processo eleitoral. Não dá pra desconsiderar que a sociedade cobra nossa reflexão sobre a persistência de certos excessos que teimam em se repetir. 

Mas oxalá os olhares da advocacia se voltem agora para a breve definição da lista sêxtupla do quinto constitucional do TRT pelo Conselho da OAB/CE. Torço para que a postura do Conselho seja elevada, justa e condizente com a vontade da categoria. Parabéns a tod@s, abraços e boa noite!

Marcelo Uchôa

Nenhum comentário: