quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Veja que equívoco!

 
Segue artigo redigido pela Coordenadora Estadual de Políticas Públicas LGBTT e Vice Presidenta do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores LGBTT, Andre Rossati, em resposta ao artigo "Parada gay, cabra e espinafre", do colunista J.R. Guzzo, veiculado na Revista Veja desta semana, considerado homofóbico. A íntegra do texto questionado pode ser lida em http://zeninguem.blog.br/2012/11/parada-gay-cabra-e-espinafre-por-j-r-guzzo-revista-veja/

Veja que equívoco!

Por Andrea Rossati
Coordenadora Estadual de Políticas Públicas LGBTT
Vice - Presidenta do Fórum Nacional de Gestoras e Gestores LGBTT

Após a leitura minuciosa do o artigo do ex-diretor de redação da Revista Veja, José Roberto Guzzo, como uma defensora dos Direitos Humanos não pude me silenciar diante de tais afirmações estarrecedoras. O referido artigo onde o ex- diretor desrespeita a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais,Travestis e Transexuais só nos demostra a falta de conhecimento, de cuidado e de responsabilidade com a temática da sexualidade.

Logo no início, Guzzo usa o termo “homossexualismo” e se refere à nossa orientação sexual como “estilo de vida gay”. É necessário esclarecer que as orientações sexuais seja você hétero, gay ou bissexual não são tendências ideológicas. Nem tão pouco políticas, ora ninguém acorda, olha-se no espelho e diz : hoje eu vou ser gay, no outro dia ao olhar-se novamente diz: hoje vou ser lésbica, ou bissexual, ou transexual me poupe Guzzo.

Muito menos podemos considerar a homossexualidade como doença , de modo que não tem “ismo” nenhum, uma vez que o sufixo "ismo" é utilizado para identificar doenças.  A Organização Mundial da Saúde deixou de considerar a homossexualidade como uma patologia, desde Maio de 1990 trata-se de orientações da sexualidade, por isso se fala em “homossexualidades”, “heterossexualidade” e “bissexualidade” onde o sufixo "dade" quer dizer "um modo de ser" e não uma escolha. Não é uma opção, como alguns acreditam por falta de informação: ninguém escolhe ser gay, hétero ou bissexual. Ou será mesmo que em um Estado como o nosso machista, conservador, e capitalista, algum ser humano com plena consciência vai querer sofrer preconceitos e correr riscos de vida ?

Mais preocupante ainda é a afirmação de que não existe comunidade gay. E que o movimento gay não existe porque os homossexuais são distintos. Choquei...  Então Guzzo o que você poderia me dizer sobre o Movimento Negro ? E o sobre o Movimento de Mulheres ? Será que você já ouvi falar nos Movimentos Sociais ? Todos os Negros e todas as Mulheres são iguais, fabricados em série é isso mesmo que eu entendi ? Choquei... mais uma vez.

A população de  Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais  que segundo um dos últimos IBGE do país trata-se de mais de 18 milhões de brasileiros e brasileiras, fora aqueles e aquelas que não responderam ao censo.  É formada de indivíduos que são diferentes entre si, que têm diferentes caracteres físicos, estilos de vida, ideias, convicções religiosas ou políticas, ocupações, profissões, aspirações na vida, times de futebol e preferências artísticas,mas que infelizmente fazem parte de uma população que é vítima de injúrias, de difamações e de negação de direitos todos os dias. Não reconhecer a existência da população LGBTT é desconhecer totalmente os Direitos Humanos.  É desconhecer as normatizações das Políticas Públicas como por exemplo: O Sistema Único de Saúde SUS O Sistema Único da Assistência Social SUAS dentre outros.

Quando @s LGBTT reivindicam o direito ao casamento civil é para que tenhamos os mesmos direitos que os heterossexuais, não queremos ser melhor  nem maior que ninguém. A sociedade brasileira avança a cada dia que se passa como por exemplo: Antigamente a mulher não podia votar a legislação foi revista e os direitos das mulheres foram todos assegurados. Se você parar para pensar os grandes Estados são comandados atualmente por grandes mulheres posso citar aqui Dilma Rouseff, Cristina Kirchner entre outras. E se for preciso mudar ou readequar a legislação brasileira mais uma vez, em prol dos Direitos Humanos LGBTT que seja mudada. Só não podemos é permanecer sem nossos direitos garantidos. 

E sobre a sua afirmação “Um homem também não pode se casar com uma cabra, por exemplo; pode até ter uma relação estável com ela, mas não pode se casar”. Desconheço este tipo de relação, conheço apenas o amor profundo e verdadeiro que brota de grandes relacionamentos entre pessoas heterossexuais ou homossexuais.

Sobre sua afirmação de que “se alguém diz que não gosta de gays, ou algo parecido, não está praticando crime algum – a lei, afinal, não obriga nenhum cidadão a gostar de homossexuais, ou de espinafre, ou de seja lá o que for”. Estou impressionada com a falta de compostura e respeito que a Revista Veja trata a população LGBTT. Amanhã com qual animal ou fruta irão nos comparar ? Não se trata aqui de aceitação Guzzo.

Até porque aceitar é de cada um, aceita quem quer . O Movimento LGBTT não pede a aceitação de ninguém . A única coisa que queremos é Respeito! Respeito no acesso a Políticas Públicas em todas as áreas Educação, Saúde, Segurança Pública, Cultura, Esporte, Lazer entre outras...

O que não se pode aceitar, nem tolerar Guzzo é que você e alguns achem que não existe HOMOFOBIA em nosso país. Não me venham querer comparar os assassinatos contra a população LGBTT uma coisa normal ou comum ou igual em relação aos outros crimes do país. Você acha mesmo comum uma pessoa ser esfaqueada mais de trinta vezes  e depois ter sua cabeça esmagada? Uma pessoa levar vários tiros e em seguida ser degolada ? Os crimes contra a população LGBTT são crimes de ódio, crimes de HOMOFOBIA, crimes de intolerância. E que merecem  a atenção das autoridades deste país para erradicar a Homofobia.

Essa semana fomos nós a população LGBTT que foi desrespeitada pela Revista Veja através do Sr. Guzzo . Amanhã quem será ?

Nenhum comentário: