terça-feira, 13 de novembro de 2012

Ministra ressalta papel dos Centros de Referência em Direitos Humanos na garantia de direitos à população

Data: 13/11/2012
13/NOV/12 - Ministra ressalta papel dos Centros de Referência em Direitos Humanos na garantia de direitos à população 
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), afirmou nesta segunda-feira (12), durante a abertura do 2º Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos, que o trabalho conjunto entre a SDH e os Centros de Referência tem o objetivo de ressignificar o papel do estado e coloca-lo a serviço de todos. “A nossa relação é de complementariedade, então é muito bom que a referência seja produzida de forma comum entre nós, precisamos muito dos centros para que o Brasil seja terra e pátria de Direitos Humanos”.  

Os centros de referência em Direitos Humanos surgiram a partir de experiências realizadas por órgãos públicos e organizações não-governamentais que possibilitam o acesso da população de baixa renda a serviços essenciais como, por exemplo, assistência jurídica e documentação civil básica. Assim, os Centros de Referência em Direitos Humanos tem atuado como mecanismos de defesa, promoção e acesso à justiça e estimulando o debate sobre cidadania influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos.

O objetivo do encontro, que irá até quarta-feira (14), é a troca de experiências entre os representantes dos centros, a partir da apresentação das atividades desenvolvidas nas localidades.  

Reflexões - Para promover reflexões em torno do tema dos Direitos Humanos aos representantes dos Centros de Referencia, a SDH/PR convidou o escritor e professor universitário Leonardo Boff, que fez a palestra magna de abertura. 

Segundo Boff, a percepção e o sentimento de pertencimento que o encontro entre os diversos centros trazem, reforçam a luta local de cada um deles. “Troquem as experiências, façam a ecologia das experiências e do saber, para o alargamento da consciência e dos nossos direitos”, orientou. 

Ao longo do encontro estão sendo realizadas oficinas sobre temas como comunicação, produção de conhecimento, capacitação em Direitos Humanos e temas como DST/AIDS e Hepatites Virais, que contarão com a participação de representantes do Ministério da Saúde.  
    
Assessoria de Comunicação Social

Fonte: SDH-PR, 13/11/12, disponível em: http://portal.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/11/13-nov-12-ministra-ressalta-papel-dos-centros-de-referencia-em-direitos-humanos-na-garantia-de-direitos-a-populacao-1

Nenhum comentário: