quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Revolução de 68 em conferência

14.11.2012

Para resgatar todo o contexto de luta e resistência à violenta ditadura que marcou a história do País na década de 60, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza neste mês o ciclo temático "Nós que Amávamos Tanto a Revolução". A programação especial terá início hoje, com o seminário "A Ideia de Revolução", do professor Marcelo Ridenti.

Às 19h, no Auditório, o especialista abordará questões referentes ao discurso revolucionário que caracterizou a década de 60. Ridenti irá refletir sobre como o discurso de revolução foi construído no Brasil.

Algumas questões pontuais da conferência são: tivemos, de fato, uma revolução naqueles anos? Como a cultura e a política se entrecruzaram neste período? E hoje, é possível falar de revolução? A palestra remete ao último livro de Ridenti, intitulado "Brasilidade Revolucionária - Um século de cultura e política", lançado em 2010.

Currículo
Marcelo Ridenti é graduado em Ciências Sociais e Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Sociologia, é também professor titular da disciplina na Unicamp, desde 2005.

O pesquisador Integra a Coordenação de Ciências Humanas e Sociais na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Secretário Executivo da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS, 2004-2008).

É especialista nos temas: cultura; arte e política; esquerda brasileira; intelectualidade brasileira; pensamento marxista; ditadura militar brasileira; anos 1960. Autor de diversos títulos, entre os quais "Em busca do Povo Brasileiro" e "O Fantasma da Revolução Brasileira", que contribuíram significativamente para redesenhar a historiografia da produção intelectual e artística da esquerda brasileira.

Mais informações:
Seminário "A Ideia de Revolução", com Marcelo Ridenti. Hoje, às 19h, no Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81). Gratuito. Contato: (85) 3488.8602 


Fonte: Diário do Nordeste, 14/11/12, disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1203152

Nenhum comentário: