quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Mais de 70% dos trabalhadores no mundo não têm proteção contra o desemprego, afirma OIT

14 de novembro de 2012


Mais de 70% dos trabalhadores no mundo não têm acesso ao seguro desemprego e a nenhum tipo de assistência em caso de perda de emprego, afirmou a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Dos 198 países acompanhados pela OIT, somente 72 têm regimes de seguro desemprego, a maioria deles, países de média e alta renda. E o número de desempregados sem seguro chega a 86% se forem incluídos aqueles que não contribuíram para o sistema de seguridade social tempo suficiente e, portanto, não podem ter acesso ao seguro desemprego.

“Isto significa que mais de 86% das quase 40 milhões de pessoas que abandonaram o mercado laboral desde 2008 se encontrou repentinamente sem uma renda regular”, declarou a especialista em proteção social da OIT, Florence Bonnet.

 

Jovens são os mais desprotegidos


Os jovens são os mais afetados por este modelo, uma vez que não tem tempo suficiente de contribuição para ter direito aos benefícios. Somente 16 países oferecem seguro desemprego para jovens desempregados em busca de seu primeiro trabalho.

A cobertura do seguro desemprego varia muito entre as regiões, chegando a 80% na Europa e América do Norte, enquanto não passa de 40% na América Latina e no Caribe e é inferior a 20% no Oriente Médio e na Ásia. De acordo com Florence Bonnet, estas variações refletem as diferenças de participação dos trabalhadores no emprego formal como proporção do total do emprego.

Segundo Bonnet, os benefícios para os desempregados cumprem um papel essencial em momentos de crise. “Os países com proteção contra o desemprego e outros mecanismos similares, idealmente associados com políticas ativas do mercado laboral, têm sido capazes de reagir à crise com maior rapidez e de maneira mais eficaz que outros países que não têm este tipo de estabilizadores automáticos”, explicou Bonnet. “Os benefícios contra o desemprego também facilitaram a busca de emprego dos trabalhadores desempregados”.

Em junho passado, a Conferência Internacional do Trabalho adotou a Recomendação nº 202 sobre os pisos de proteção social, que exorta a todos os países membros da OIT a oferecer, como uma das garantias fundamentais de seguridade social para todas as pessoas necessitadas, uma seguridade básica de renda.

Fonte: ONUBR, 14/11/12, disponível em:http://www.onu.org.br/mais-de-70-dos-trabalhadores-do-mundo-nao-tem-protecao-contra-o-desemprego-afirma-oit/ 

Nenhum comentário: