quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Mostra Cinema e Direitos Humanos é lançada em noite de glamour

Na noite de ontem, 08/11, foi lançada, na Casa Amarela da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, a 6a Mostra Cinema e Direitos Humanos na America do Sul. O evento foi prestigiado por um público seleto, formado de atores, cineastas, professores, estudantes, militantes de direitos humanos, dentre outros segmentos sociais, que lotou a sala Benjamin Abrahão.

Participaram da solenidade de lançamento, o Secretário de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH-FOR), Demitri Cruz, representando a Prefeita Luzianne Lins, o Coordenador Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará (COPDH/CE), Marcelo Uchôa, representando o Governador Cid Gomes, e o Diretor de Defesa dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Fernando Matos, representando a Ministra Maria do Rosário. Também prestigiaram o ato as professoras Clarisse Ferreira Gomes, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis da UFC e Marli Galvão, representando a Pró-Reitoria de Extensão da mesma Universidade.

Parabenizando a SDH/PR pela Mostra, Marcelo Uchôa salientou que "arte e direitos humanos se interralacionam em, pelo menos, três dimensões: porque a arte é uma da formas mais criativas da manifestação humana; porque o acesso à arte é um direito humano transformado em fundamental, portanto, direitos de todos e dever do Estado; por fim, porque a arte é um veículo indiscutivemente importante na política de promoção e afirmação dos direitos humanos, de sorte que, toda vez que vier ao Ceará, a Mostra Cinema e Direitos Humanos receberá toda atenção do Governo do Estado, sendo este um compromisso do Governador Cid Gomes".

Após os filmes, foram exibidas os curtas Doce de Côco, de Allan Deberton (Brasil), Tempo de Criança, de Wagner Novais (Brasil) e Máscara Negra, de Rene Brasil (Brasil), que foram sucedidos de coquetel.

A Mostra é uma realização da SDH-PR e da Cinemateca brasileira, com apoio da Petrobrás, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e UFC. A produtora é Patricia Baia. As exibições prosseguem na Casa Amarela até o dia 14 de novembro. A entrada é franca e os filmes são exibidos com recursos de audiodescrição e de closed caption para pessoas com deficiência auditiva. Confira a programação nos posts abaixo.

Fonte: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: