A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e os reitores de cinco universidades federais assinaram, na última sexta-feira (11), em Brasília, um protocolo para a criação dos Observatórios do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades brasileiras. Durante a assinatura do termo, a ministra ressaltou a importância da formação de redes de apoio para facilitar o acesso as informações para Comissão Nacional da Verdade.
Segundo a ministra, existem mais de 20 milhões de documentos a serem analisados. “Ao instituirmos esta cooperação estamos ao mesmo tempo fomentando as pesquisas, trabalhando os conceitos do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades, e ajudando a trazer para juventude brasileira, a compreensão de sua própria história”, esclarece.
Na ocasião, foi assinada também, cooperação entre o Arquivo Nacional e a SDH, com o objetivo de facilitar o acesso das universidades a documentos sobre o período da ditadura. Segundo a assessora do Projeto Memórias reveladas do Arquivo Nacional, Inês Stampa, a iniciativa será de extrema importância, tanto para o que já vem sendo feito, como para difundir as pesquisas junto às universidades.
Participaram da assinatura do termo, reitores e representantes da Universidade Federal do Estado do Ceará, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Nove de Julho, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal da Fronteira do Sul.
Assessoria de Comunicação Social
Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/11/16-nov-2011-sdh-firma-parceria-com-universidades-e-arquivo-nacional-para-analise-de-documentos
Advogado. Professor de Dir Internacional e Dir Humanos/UNIFOR, havendo ensinado Dir Trabalho, Hermenêutica e Estágio. Doutorando em Direito/UNIFOR e Univ Salamanca c/ Diplomas de Grado, Estudios Superiores e Avanzados. Mestre em Dir Constitucional. Especialista em Dir Trabalho. Ex Coord Especial de Dir Humanos/CE. Autor dos livros Direito Internacional, Ed Lúmen Juris, e Controle do Judiciário: da expectativa à concretização (o 1o biênio do CNJ), Ed Conceito. Face: Marcelo Uchôa TT: MarceloUchoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário