quinta-feira, 17 de novembro de 2011

SDH firma parceria com universidades e Arquivo Nacional para análise de documentos

A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e os reitores de cinco universidades federais assinaram, na última sexta-feira (11), em Brasília, um protocolo para a criação dos Observatórios do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades brasileiras. Durante a assinatura do termo, a ministra ressaltou a importância da formação de redes de apoio para facilitar o acesso as informações para Comissão Nacional da Verdade.

Segundo a ministra, existem mais de 20 milhões de documentos a serem analisados. “Ao instituirmos esta cooperação estamos ao mesmo tempo fomentando as pesquisas, trabalhando os conceitos do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades, e ajudando a trazer para juventude brasileira, a compreensão de sua própria história”, esclarece.

Na ocasião, foi assinada também, cooperação entre o Arquivo Nacional e a SDH, com o objetivo de facilitar o acesso das universidades a documentos sobre o período da ditadura. Segundo a assessora do Projeto Memórias reveladas do Arquivo Nacional, Inês Stampa, a iniciativa será de extrema importância, tanto para o que já vem sendo feito, como para difundir as pesquisas junto às universidades.

Participaram da assinatura do termo, reitores e representantes da Universidade Federal do Estado do Ceará, Universidade de Santa Cruz do Sul, Universidade Nove de Julho, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal da Fronteira do Sul.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/11/16-nov-2011-sdh-firma-parceria-com-universidades-e-arquivo-nacional-para-analise-de-documentos

Nenhum comentário: