quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Políticos de Itapajé se comprometem a criar um Conselho Municipal de Direitos Humanos

Em tarde bastante concorrida, políticos de Itapajé se comprometeram, publicamente, ontem, quarta-feira (09/11), a instituir um Conselho de Direitos Humanos no municípo. O compromisso foi assumido em Audiência Pública, solicitada pelo Vereador Júnior Ferreira, na Câmara Municipal da Cidade.

A Audiência Pública, que reuniu na mesa, além do Vereador Júnior Ferreira, o Prefeito Padre Marques, o Promotor Público Plínio Augusto, teve como expositor convidado o titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), Marcelo Uchôa.

Na ocasião, Marcelo Uchôa salientou que "o Conselho de Direitos humanos de Itapajé porá a cidade dentro de uma rede de proteção que engloba Estado do Ceará e União Federal, de sorte que tanto o munícipe sairá fortalecido com mais um mecanismo de proteção e participação, como também o município disporá de mais um canal institucionalizado de acesso à políticas públicas".

O Prefeito Padre Marques afirmou que "a política de afirmação dos direitos humanos nada mais é do que a materialização do Sermão da Montanha, de modo que incumbe a cada um e a todo Poder Público incentivá-la e promovê-la".

Presente na Audiência Pública, o Vice-Prefeito Janaírton Alves, conduziu os trabalhos de formação de uma Comissão, a fim de o mais brevemente possível constituir a Conselho Municipal.

O evento, bastante representativo, contou a participação de diversos secretários municipaís, representantes da Polícia Militar e do programa Ronda do Quarteirão na cidade, assistentes sociais, advogados, religiosos, professores, estudantes, conselheiros tutelares, representantes de conselhos de idosos, etc. Na ocasião, o Assessor de Relações Institucionais da COPDH, Judson Holanda, distribuiu material informativo da rede de proteção de direitos humanos no Ceará.

Nas fotos: 1) da esquerda para direita: Promotor Plínio Augusto, Vereador Júnior Ferreira, Prefeito Padre Marques e Coordenador Especial Marcelo Uchôa; 2) visão do plenário; 3) Marcelo Uchôa na Tribuna.

FONTE: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: