quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Audiência Pública aborda situação dos "5 heróis cubanos"

Na tarde de ontem, 16/10, foi realizada, na Assembleia Legislativa do Ceará, por solicitação de sua Comissão de Direitos Humanos, audiência pública sobre a caso dos "5 heróis cubanos". 

Os chamados "5 heróis" são Gerardo Hernández, Antonio Guerrero, Ramón Labañino, Fernando González, René González, cinco espiões cubanos, infiltrados pelo governo de Fidel Castro, nos anos 90, em grupos paramilitares anticastristas, baseados na Flórida, com o objetivo de sabotar eventuais atentados terroristas contra Cuba. 

Da ação dos espiões resultou, em 24/02/96, a derrubada, em espaço aéreo Cubano, pelas Forças Armadas do país, do avião do grupo "Hermanos al Rescate", que tinha como objetivo provocar interferências radiofônicas na ilha comunista.  Os cinco foram julgados e condenados nos EUA, em processo cuja isenção e imparcialidade até hoje se questiona. 
Atualmente, quatro cubanos continuam presos nos EUA. René González, com cidadania cubano-americana, cumpria regime de prisão domiciliar até o último mês de maio, quando doi libertado para retornar à Cuba, após renunciar à cidadania norte-americana. 

O "5 heróis" já receberam o apoio manifesto de organizações internacionais de direitos humanos (Anistia Internacional, Human Rights Watch, da Comissão das Nações Unidas para os Direitos Cubanos, de 8 vencedores de Prêmio Nobel, incluindo-se Adolfo Pérez Esquiavel (Paz, 1980), Desmond Tutu (Paz, 1984), Rigoberta Menchú (Paz, 1992), José Saramago (Literatura, 1991), do  povo cubano, além do Comitê Nacional para Libertar os 5 Cubanos, com representação em mais de 30 países e em 20 cidades norte-americanas.


O saga deste bravos homens é retratado no best seller "Os últimos soldados da guerra fria", de Fernando Moraes.
 

A Audiência de ontem, conduzida pela Deputada Eliane Novais, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, contou com a presença honrosa do ex Presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Dr. Cézar Britto, que veio à Fortaleza especialmente para propor a fundação de um Comitê Nacional, bem como de comitês estaduais, em prol da libertação dos "5 heróis cubanos".

Compuseram, também, a mesma, a representante do Comitê Estadual do Rio de Janeiro pela Libertação dos Cinco Cubanos, Carmen Diniz, além do Deputado Estadual Lula Morais, do Vereador Deodato Ramalho, da ex Deputada Maria Luiza, do presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro, além de representantes de diversas entidades da sociedade civil, entre centrais sindicais (CTB e Força Sindical, por seus presidentes, Luciano Simplício e Raimundo Nonato Gomes), Casa da Amizade Brasil-Cuba Fortaleza (Eunice Bezerra), Comitê pelo Direito à Memória e à Justiça (Sílvio Mota), Instituto Frei Tito (Lúcia Alencar), RENAP (Rodrigo de Medeiros), MST, comissões da OAB/CE, Levante Popular da Juventude, além da Fundação Cultural Virgínia Uchôa, na ocasião representada pelo advogado e professor de Direito Internacional e Direitos Humanos da UNIFOR, Marcelo Uchôa. 

A Comissão de Direito do Trabalho da OAB/CE, por sua presidenta Katianne Wirna, que também é vice-presidenta da Comissão de Direito Sindical do Conselho Federal da OAB, e a Fundação Cultural Virgínia Uchôa, por seu diretor executivo Marcelo Uchôa, que na ocasião também representou Uchôa Advogados Associados, trabalharam na organização e mobilização do evento.

Fonte: Blog do Marcelo Uchôa

Nenhum comentário: