segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Mundo Unifor apresenta produções científicas, tecnológicas e culturais


Ciência, cultura e tecnologia reunidas em um só espaço. Um mundo de trabalhos nessas áreas serão expostos na Universidade de Fortaleza (Unifor), entre os dias 21 e 25 de outubro, durante o Mundo Unifor.

"Unifor 40 anos: Cultura e Inovação" é o tema da 6ª edição do encontro promovido pela Instituição com o intuito de reunir produções acadêmicas desenvolvidas na Universidade de Fortaleza e em outras escolas de ensino superior do Brasil. Ao longo da semana, a Unifor será palco de encontros de pesquisa, palestras, oficinas, minicursos, tenda tecnológica e shows, além de oferecer prestação de serviços gratuitos à comunidade em diversas áreas, tais como atendimentos jurídicos e de saúde, sempre representando as quatro áreas de conhecimento da Instituição: Comunicação e Gestão, Jurídica, da Saúde e Tecnológica.

Haverá um dia da semana para cada Centro de Ciências, unindo os três pilares da Instituição - ensino, pesquisa e extensão 

Foto: Eduardo Queiroz

O Mundo Unifor reserva um dia para cada Centro de Ciências da Universidade. As atividades reúnem os três pilares da Instituição - ensino, pesquisa e extensão - nas quatro áreas.

Uma gama de atividades está dentro da programação do evento. Nas áreas científica e tecnológica, o XIX Encontro de Iniciação à Pesquisa, o XIII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa, o XIII Encontro de Iniciação à Docência, o V Encontro de Práticas Docentes e, em sua primeira edição, o Encontro de Iniciação Científica Júnior. Os trabalhos serão apresentados durante toda a semana do evento nos blocos D (dias 21 e 23), T (dia 22) e K (dia 24)

Exposição
Já no campo da cultura, o Espaço Cultural Unifor estará aberto para a visitação da exposição Trajetórias - Arte brasileira na Coleção Fundação Edson Queiroz, com 272 obras de artistas como Alfredo Volpi, Antônio Bandeira, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros nomes das artes visuais.

Conhecimento
Conforme o vice-reitor de Graduação da Unifor, professor Henrique Sá, um dos elementos centrais do Mundo Unifor é a possibilidade que a Universidade tem de se manifestar para o Estado como espaço de grande produção de conhecimento, inovação e práticas docentes.

"É também um momento de consolidar todo esse processo de inovação, pesquisa e prática acadêmica durante uma semana, pensando não apenas no público externo, mas na comunidade universitária, que tem a possibilidade de se identificar e se valorizar", diz.

Segundo ele, durante a semana, todos os cursos da Universidade desenvolvem atividades fora de sua agenda e trazem para o campus assuntos relevantes para a sociedade. "Além disso, cada vez mais o Mundo Unifor tem se consolidado como um evento de grandes nomes. Há dois anos, tivemos um público de 10 mil pessoas em debates da mais alta relevância", complementa Henrique Sá.

Durante o megaevento, a Unifor vai receber um dos 20 maiores cientistas do mundo, de acordo com o ranking da revista Scientific American, Miguel Nicolelis. Além do diretor de Smarter Cities, da IBM Brasil, Antônio Carlos Dias; do jurista e político brasileiro, Nelson Jobim; e do autor, comediante, empresário e futurologista britânico, Mark Stevenson. O encerramento fica por conta do cantor e compositor Humberto Gessinger.

A programação é gratuita e aberta ao público. As conferências terão início sempre às 19h, na praça central da Biblioteca da Unifor.

Mais informações
Telefone: (85) 3477.3400

Inscrições: www.unifor.br/mundounifor

Evento aberto ao público

Entrada franca


Fonte: Diário do Nordeste, 18/10/13, disponível em: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1328972

Nenhum comentário: