quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Boaventura de Sousa Santos: "A sociologia da prepotência"


Nosso comentário:

Muito bom, muito bom mesmo, o artigo do jornalista Plínio Bortolloti publicado nas edições de hoje, 31/10, de seu blog e do Jornal O Povo. Também fiquei profundamente decepcionado, na verdade, indignado, com a postura arrogante e, porque não dizer, grosseira, mal-educada, do professor Boaventura de Sousa Santos em entrevista concedida à jornalista Janaína Marques, das Páginas Azuis de O Povo, no último dia 28/10. 

Penso que quem quer ser tomado como exemplo, precisa também dar exemplo. Como grande admirador dos ensaios acadêmicos do sociólogo português, lamento que o conjunto da obra seja tão distinta da figura do autor.

Abaixo, seguem o artigo do Plínio e o link com a entrevista do sociólogo.

Marcelo Uchôa

***


Black Bloc das Cores, de Hélio Rôla (clique para ampliar)
Black Bloc das Cores, de Hélio Rôla (clique para ampliar)
A sociologia da prepotência
Plínio Bortolotti

A repórter Janaína Marques foi extremamente educada (como o jornalista deve ser com o seu entrevistado), ao contornar a estupidez do professor português Boaventura de Sousa Santos, ouvido nas Páginas Azuis deste jornal (28/10/2013).
Generosa, a jornalista classificou-o no texto de abertura como “um dos intelectuais mais conceituados” e “um dos sociólogos mais festejados” da atualidade. Para outros, ele é um “ícone” da esquerda. Porém, a repórter registrou que Boaventura “irritou-se com (várias) perguntas” e “disse, algumas vezes, que era hora de terminar a entrevista”.
E o que irritou o eminente professor? Primeiro, pelo jeito, a insistência da repórter em entrevistá-lo, apelo ao qual cedeu docemente contrariado. Depois, durante a entrevista, quando passou a distribuir críticas a governos latino-americanos, a repórter quis saber se existia alguma alternativa. Boaventura interrompe:
… Essa é uma pergunta errada. É uma pergunta conservadora.
(A intimidação intelectual é um recurso autoritário, usado pela direita e pela esquerda, na tentativa de constranger jornalistas e calar dissensos. Lembram José Serra, candidato a presidente pelo PSDB? A qualquer pergunta de que não gostava, ele acusava o jornalista de estar “a serviço do PT”.)
Educadamente, a jornalista insiste; o professor volta à carga.
- (…) Se você fosse filha ou mulher do José Maria (do Tomé, agricultor assassinado em Limoeiro do Norte, depois de denunciar o uso indiscriminado de agrotóxicos na região), não me faria essa pergunta.
Deprimente. O “intelectual” vale-se do argumentum ad hominem (contra a pessoa) para desqualificar a pergunta e negar-se a respondê-la.
A propósito, como bom “sociólogo militante”, Boaventura morou em uma favela brasileira, Jacarezinho, no Rio. Deu o nome de “Pasárgada” à experiência. Das duas uma: ou ele não leu (se leu não entendeu) o poema de Manuel Bandeira; ou viu os seis meses em que morou na favela como mero passeio (do qual, obviamente, ele podia cair fora).

Fonte: Blog Plínio Bortolloti/Jornal O Povo, 31/10/13, disponível em:  http://blog.opovo.com.br/pliniobortolotti/boaventura-de-sousa-santos-a-sociologia-da-prepotencia/

***

Link da entrevista "Ideias de um intelectual militante", com o sociólogo Boaventura Sousa Santos, nas Páginas Azuis do Jornal O Povo, de 28/10/13:

http://www.opovo.com.br/app/opovo/paginasazuis/2013/10/28/noticiasjornalpaginasazuis,3153810/ideias-de-um-intelectual-militante.shtml

Nenhum comentário: