sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Agentes de viagem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes


A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Ministério do Turismo, a Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) e a Fundação Xuxa Meneghel assinaram nesta quarta-feira (19), no Rio de Janeiro, o Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual no Turismo. O protocolo, que foi firmado durante a abertura do 39º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens, no Rio Centro, zona oeste da cidade, contou com a presença dos ministros da SDH, Maria do Rosário, Gastão Vieira, do Turismo, e da apresentadora Xuxa Meneghel.

Além de rechaçar a prática da venda da imagem do Brasil pela via do sexo, o objetivo do pacto é combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para a ministra, o apoio da Abav é estratégico, pois, segundo ela, o Brasil precisa modificar a imagem que ainda tem no exterior como sendo destino de turismo sexual envolvendo crianças e adolescentes. “Onde se instala o turismo de caráter sexual, há a morte do turismo como cultura, como desenvolvimento. Temos que nos adiantar diante disso. Todos podem denunciar gratuitamente ligando para o Disque 100, de qualquer lugar do Brasil”, disse Maria do Rosário.

De acordo com a ministra, a central de atendimento Disque 100 já recebeu milhares de denúncias de 2.930 municípios brasileiros, mais da metade das cidades do país. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal identificou, por meio de um mapeamento, 1.800 pontos nas estradas brasileiras onde ocorre exploração sexual.

“É dever da Abav, dos agentes e de qualquer profissional de turismo e de todos os brasileiros combater este mal que afeta e desrespeita nossa sociedade, nossas crianças e prejudica drasticamente a imagem do Brasil,” declarou o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

Ao discursar no evento, Xuxa falou da importância da união de forças para combater o turismo sexual no País. “Exploração sexual de crianças e adolescentes é um crime e uma doença e é preciso ter coragem para denunciar. Vocês, que trabalham no turismo, devem denunciar quando souberem de algo que coloque em risco a vida de uma criança”, complementou.

O 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas tem como objetivo divulgar o potencial turístico do país e as oportunidades e as novas atitudes com as quais a associação quer pautar suas atividades.

Assessoria de Comunicação Social com Agência Brasil

Fonte: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/10/12-out-2011-agentes-de-viagem-contra-a-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes

Nenhum comentário: