quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Evento na AESP discute segurança no Território da Paz do Grande Bom Jardim


Na tarde de ontem, 04/10, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Ceará (COPDH) participou da abertura solene do Seminário "Ações Integradas para o Território da Paz do Grande Bom Jardim", no Auditório da Academia Estadual de Segurança Pública – AESP. O evento foi uma programação conjunta da AESP, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Comitê Articulador do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI, do Ministério da Justiça, no Ceará.

Inúmeras autoridades prestigiaram a abertura do evento, dentre as quais, o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Francisco José Bezerra, o Diretor Geral da AESP, César Barreira, o Superintendente da Polícia Federal no Ceará, Sandro Luciano Caron de Mores, o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Werisleik Pontes Matias, o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Luiz Carlos Dantas, a Secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, o Diretor da Polícia Forense do Ceará, Maximiliano Leite, a articuladora do Pronasci do Ministério da Justiça no Ceará, Mariana Abreu, o Secretário Executivo da Regional V da Prefeitura de Fortaleza, Récio Ellery, além do titular da COPDH, Marcelo Uchôa, entre outros.

Diante de um auditório lotado de policiais federais, estaduais (militares, civis e bombeiros) e guardas municipais, o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, ressaltou a importância do policial para a promoção dos direitos humanos, até mesmo porque “num país repleto de desigualdades como o nosso, é no policial que a sociedade enxerga o Estado, sendo salutar que também o profissional da segurança pública se veja neste papel, não apenas para promover direitos humanos, mas para legitimar-se perante a sociedade na cobrança de seus próprios direitos humanos”.

Por sua vez, o Secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Cel. Bezerra, comentou sobre a estrutura da SSPDS, abordando minuciosamente a estratégia que vem sendo adotada pela Secretaria não apenas para enfrentar, como para prevenir a criminalidade no Estado. Sobre o Território da Paz do Grande Bom Jardim, salientou que “todos os números o apontam como um modelo de atuação integrada e bem sucedida, em que a ação dos poderes públicos, dos três níveis federativos, aliada ao apoio da iniciativa privada, vem se traduzindo em constante melhoria de índices sociais na região”.

Após a abertura solene, o evento prosseguiu com a formação de duas mesas de exposições e debates.

A programação se repete amanhã, a partir de 8h, no auditório da AESP, à Av. Presidente Costa e Silva, n. 1251, Mondubim, Fortaleza - CE.

Fonte: ASCOM / COPDH

Foto: Retirada do jornal Diário do Nordeste, de 04/10/11, matéria Segurança no ´Território da Paz´ debatida na Aesp (autor desconhecido)

Nenhum comentário: