Advogado. Professor de Dir Internacional e Dir Humanos/UNIFOR, havendo ensinado Dir Trabalho, Hermenêutica e Estágio. Doutorando em Direito/UNIFOR e Univ Salamanca c/ Diplomas de Grado, Estudios Superiores e Avanzados. Mestre em Dir Constitucional. Especialista em Dir Trabalho. Ex Coord Especial de Dir Humanos/CE. Autor dos livros Direito Internacional, Ed Lúmen Juris, e Controle do Judiciário: da expectativa à concretização (o 1o biênio do CNJ), Ed Conceito. Face: Marcelo Uchôa TT: MarceloUchoa
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Brasil tem a terceira maior taxa de homicídios na América do Sul, mostra ONU
06/10/2011 - 09:14 | Agência Brasil | Brasília
O Brasil tem a terceira maior taxa de homicídios na América do Sul, com 22,7 casos para cada 100 mil habitantes. O país fica atrás apenas da Venezuela (49) e da Colômbia (33,4). Os dados fazem parte do Estudo Global de Homicídios 2011, do Unodc (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime). O relatório, lançado nesta quinta-feira (06/10), apresenta um balanço dos índices de homicídios no mundo, com base em dados da Justiça criminal e dos sistemas de saúde pública de 207 países.
Leia mais:
Quatro pessoas da mesma família são assassinadas no México
Para Itália, América Latina é "parte" da solução dos problemas mundiais
Dilma defende união entre países e diz que Brasil se dispõe a ajudar europeus
Agenda de Dilma na Bélgica inclui Europália, futebol e crise econômica internacional
Em números absolutos, o Brasil, país mais populoso da América do Sul, lidera o ranking de homicídios, com 43.909 registros. Os dados se referem a 2009 e, segundo o estudo, foram fornecidos pelo Ministério da Justiça. O relatório leva em consideração informações repassadas pelos países relativas a 2010 ou ao ano anterior mais recente.
Em todo o mundo, 468 mil pessoas foram assassinadas em 2010. Desde 1995, a taxa de homicídios tem diminuído em países da Ásia, da Europa e da América do Norte. No entanto, a quantidade de mortes violentas tem aumentado principalmente na América Central e no Caribe.
Segundo os dados, 42% dos homicídios envolvem armas de fogo. Nas Américas, 74% dos crimes são praticados com esse tipo de armamento. Na Europa, objetos pontiagudos são as principais armas usadas em homicídios (36% dos assassinatos são praticados com tais objetos).
O estudo também apresenta uma análise sobre o impacto da crise econômica mundial nos índices de homicídios e a relação entre tráfico de drogas e o crime organizado. “A maior parte dos homicídios ocorre em países com baixos níveis de desenvolvimento humano e com altos níveis de desigualdade”, destaca.
Fonte: Opera Mundi, 06/10/11, disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/BRASIL+TEM+A+TERCEIRA+MAIOR+TAXA+DE+HOMICIDIOS+NA+AMERICA+DO+SUL+MOSTRA+ONU_15747.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário