quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Governo federal entrega restos mortais aos familiares de Miguel Sabat Nuet

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, entregou nesta segunda-feira (12), em São Paulo, os restos mortais de Miguel Sabat Nuet, espanhol radicado na Venezuela morto no Brasil durante a ditadura militar, em 1973. Bastante emocionados, Maria del Carmem, Lorenzo e Miguel agradeceram o empenho do governo brasileiro em resgatar a história de seu pai.

O compromisso do governo brasileiro com as familias de mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar foi destacado pela ministra em vários momentos. Segundo ela, o Estado só não esqueceu da sua responsabilidade por conta do trabalho incansável dos familiares. "Essa entrega simboliza o claro compromisso do governo da presidenta Dilma Rousseff em reconhecer o que ocorreu no Estado brasileiro e entregarmos a cada familiar a narrativa real e os restos mortais dos desaparecidos. Não descansaremos enquanto essa tarefa não estiver cumprida", disse.

Maria do Rosário destacou ainda a trajetória de Miguel Sabat Nuet e classificou que o momento é tão importante para a sua família quanto para o Estado brasileiro. "Nós queremos agradecer a Miguel Sabat Nuet pelos seus escritos e suas lutas, mas, acima de tudo, pedir perdão. Isso não apaga o que o Estado brasileiro fez, mas nos ajuda a resgatar a história e fortalecer a luta", afirmou.

Ao receber a urna com as cinzas do pai, os filhos de Miguel Sabat Nuet destacaram a importância do momento. "O passado não se pode mudar. Os filhos e netos de Miguel Sabat Nuet pedem justiça, em nosso nome, mas também em nome de todos os filhos e netos de desaparecidos políticos", afirmou Miguel Sabat Díaz. “Não estamos apenas recebendo os restos mortais, mas resgatando uma parte da história do nosso pai. Estamos extremamente agradecidos à Comissão sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e à Secretaria de Direitos Humanos por se empenharem no resgate. Agora nosso pai vai descansar em paz”, completou Maria Del Carmem.

Representando o Ministério Público Federal, a procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga também destacou o empenho do governo federal em responder a essa pauta histórica. No mesmo ato, o governo também homenageou Estela Carlotto, presidente das Avós da Praça de Maio, principal grupo de Direitos Humanos sobre desaparecidos da ditadura na Argentina.

Foto: Ministra entregou urna com as cinzas do espanhol aos seus três filhos - Foto: Bruno Monteiro/SDH

Fonte: Assessoria de Comunicação da SDH-PR, 12/12/11, disponível em:http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/12/12-dez-2011-governo-federal-entrega-restos-mortais-aos-familiares-de-miguel-sabat-nuet

Nenhum comentário: