sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

SDH apresenta consultores do Sistema Nacional de Indicadores de Direitos Humanos selecionados para elaborar relatório

Data: 16/12/2011

Em reunião realizada nesta sexta-feira (16), a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) apresentou a membros da sociedade civil e organismos internacionais os consultores selecionados para subsidiar a elaboração do Sistema Nacional de Indicadores de Direitos Humanos– SNIDH.

O Brasil será o primeiro país a construir um sistema nacional baseado na metodologia proposta pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, e servirá de modelo para os demais países das Nações Unidas. Para fazer frente a este grande desafio, a SDH/PR desenvolverá uma metodologia de trabalho em rede que envolverá governo, sociedade civil, pesquisadores nacionais e internacionais, bem como Organismos Internacionais.

A intenção da reunião desta sexta-feira (16) foi demonstrar que o processo será conduzido de forma democrática e participativa desde o início da construção do sistema, espelhando os valores defendidos por essa Secretaria. “Contamos com a importante presença de todas as secretarias da SDH/PR na reunião, que relataram aos consultores as suas expectativas em relação ao Sistema”, afirmou o assessor da Coordenadoria de Informações e Indicadores em Direitos Humanos, Darlan Mesquita.

Nesse primeiro encontro, os sete consultores que foram selecionados dentre mais de 1.200 candidatos foram apresentados aos membros do Subcomitê de Gestão de Informações da SDH/PR, a representantes de Organismos Internais, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e da sociedade civil.

Esses consultores sistematizarão a primeira proposta de indicadores de direitos humanos relacionados às Direitos Civis e Políticos, Educação, Saúde, Previdência e Assistência Social, Trabalho e Geração de Renda. Igualmente serão trabalhadas as especificações para os ajustes necessários à elaboração de um subsistema para comparabilidade da situação brasileira no âmbito do Mercosul.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da SDB-PR, 16/12/11, disponível em: http://www.direitoshumanos.gov.br/2011/12/16-dez-2011-sdh-apresenta-consultores-do-sistema-nacional-de-indicadores-de-direitos-humanos-selecionados-para-elaborar-relatorio

Nenhum comentário: