Logo mais, 9h, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) confere o lançamento do projeto Um Novo Olhar, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) em mais um Centro Socioeducativo, dessa vez, no Passaré. O projeto tem levado para os Centros uma proposta inovadora, reunindo em um mesmo ambiente cultura, esporte, religião, capacitação profissional e o mais importante, paz, tranquilidade e companheirismo entre os jovens e entre estes e os instrutores e direção das casas.
A partir do Novo Olhar, a unidade do Passaré, que assiste 45 internos, está recebendo oficinas novas de capacitação, uma estação da Rádio Geração Livre, igual a já instalada e em operação no Cecal, cursos diversos, além de instalações apropriadas, conforme preceitua o Sinase.
Ocupação integral
Estruturado em parceria com a Seduc, Secult, Sesa, SSPDS e Sesporte, o projeto envolve os jovens durante os sete dias da semana, das sete às 19 horas, em oficinas de “rip rop”, discotecagem, aerografia, capoeira, música; atividades de qualificação profissional, esportivas e religiosas. As ações são monitoradas pela equipe de apoio da STDS, sob supervisão do Secretário Evandro Leitão. Parceiras essenciais no processo de socioeducação, as famílias participam de forma efetiva das ações do projeto.
“O projeto Um Novo Olhar representa uma nova fase para os Centros Educacionais. Queremos que os jovens saiam daqui com nova visão do mundo e com o mundo lá fora olhando para eles. Vamos mostrar à sociedade que podemos fazer diferente e vamos mudar o perfil das nossas unidades”, afirma o titular da STDS.
Um Novo Olhar já funciona no Cecal, unidade que deve se tornar referência para o Estado e para o restante do Brasil no gerenciamento de atividades pedagógicas para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. O projeto será implantado nos outros 13 centros distribuídos na capital e no interior.
Ações educativas e profissionalizantes
Em 2011, a STDS capacitou 838 jovens, homens e mulheres, em conflito com a lei, de um universo de 890 internos. Paralela à formação, a STDS promove a inserção social desses jovens no mercado de trabalho formal, a partir de convênios celebrados com empresas privadas, em vários ramos de atividades. O Ceará é o único Estado do Brasil que conta com uma fábrica de confecção em uma unidade de internação.
Além de ações de escolaridade e educação profissional, nas unidades, todos os adolescentes desenvolvem, ainda, atividades lúdicas, esportivas, culturais e religiosas, além de receberem completa assistência psicológica, orientação e acompanhamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS), de saúde geral e odontológica.
Data: 13 de dezembro (terça-feira)
Horário: 9 horas
Local: Centro Socioeducativo Passaré – Rua Major Gerônimo, s/n – Bairro Passaré
Fonte: ASCOM/COPDH com informações da Assessoria de Comunicação Social da STDS
Advogado. Professor de Dir Internacional e Dir Humanos/UNIFOR, havendo ensinado Dir Trabalho, Hermenêutica e Estágio. Doutorando em Direito/UNIFOR e Univ Salamanca c/ Diplomas de Grado, Estudios Superiores e Avanzados. Mestre em Dir Constitucional. Especialista em Dir Trabalho. Ex Coord Especial de Dir Humanos/CE. Autor dos livros Direito Internacional, Ed Lúmen Juris, e Controle do Judiciário: da expectativa à concretização (o 1o biênio do CNJ), Ed Conceito. Face: Marcelo Uchôa TT: MarceloUchoa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário