segunda-feira, 5 de março de 2012

Conselheiro da Comissão Nacional de Anistia visita Coordenadoria de Direitos Humanos e anuncia Caravana

Na manhã desta segunda-feira, 05/03, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará (COPDH) recebeu a visita do militante político Mário Albuquerque, ex presidente da Associação 64/68, Conselheiro da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e atual presidente da Comissão Especial de Anistia do Ceará Wanda Sidou. Na pauta, discussões sobre a vinda da 2ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça ao Estado do Ceará, pré programada para os dias 27 e 28 de julho.

O objetivo da Caravana da Anistia, promovida pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, é descentralizar as ações da Comissão Nacional de Anistia, realizando, em cada Estado do país, mutirões de julgamento de processos indenizatórios de ex perseguidos políticos. A única e última vez em que a Caravana esteve no Ceará foi entre os dias 5 e 6 de outubro de 2009, ocasião em que foram homenageados o ex frade dominicano Frei Tito de Alencar e o ex estudante da UFC Bergson Gurjão Farias, ambos mortos durante a ditadura militar de 1964/68.

No encontro desta manhã, o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, garantiu o apoio do órgão estadual à ação nacional, manifestando-se, desde já, interessado em programar série de atividades preparatórias e de mobilização conjuntas, a fim de emprestar adequada visibilidade ao evento. Por sua vez, Mário Albuquerque ressaltou sobre a importância do encontro, pondo-se à disposição de ampliar a parceria institucional a outros âmbitos de ação, dentro da respectiva reflexão temática.

Na foto, da esquerda para direita: Joatan Freitas, Marcelo Uchôa e Roger Cid (COPDH); e, ao centro à direita, de blusa listrada, Mário Albuquerque.

Fonte: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: