quarta-feira, 28 de março de 2012

I Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos é realizado com sucesso

De segunda, 26, até ontem, 27/03, a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado (COPDH) participou do "I Encontro Nacional dos Centros de Referência em Direitos Humanos" promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência (SDH), em Brasília. O evento teve por objetivo facilitar a integração dos mais diversos conveniados do programa em todo Brasil e padronizar práticas de atendimento à população.

Durante o encontro, além das dinâmicas de atendimento conduzidas pela Companhia Teatro do Oprimido, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os mais diversos gestores de políticas públicas da SDH, inteirando-se das peculiaridades de cada temática.

Para a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, os Centros de Referência formam uma importante rede nacional de fortalecimento dos Direitos humanos, no que se refere à atualização de políticas públicas para o segmento. Segundo reiterou, “trabalhar valores, para nós é fundamental para recuperarmos a essência dos Direitos Humanos, e nesse sentido os Centros de Referência trabalham com a noção de solidariedade e interdependência junto à população”.

Para o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, "a iniciativa da SDH foi excelente, não apenas porque facilitou uma integração entre os mais diversos Centros de Referência em Direitos Humanos do país, mas, sobretudo, porque definiu uma diretriz única a ser seguida por todos eles, a de servirem como porta-vozes das políticas da SDH em cada região, potencializando, a partir das particularidades locais, as metas articuladas nacionalmente. Além disso, o encontro facilitou um contato pessoal entre os gestores dos centros e os gestores da políticas nacional, informalizando as relações institucionais".

Além de Marcelo Uchôa, também participaram do encontro representando a COPDH, os assessores Roger Cid e Weibson Braga. A execução do projeto Centro de Referência em Direitos Humanos no Estado está em andamento, e a previsão é de que o equipamento seja inaugurado em Fortaleza ainda no primeiro semestre deste ano. Espera-se que, quando em atividade, o Centro sirva como instrumento de promoção e defesa dos direitos humanos e de facilitação do acesso à justiça no Ceará.

Mais fotos do evento estarão, em breve, disponíveis no mural Galeria de Imagens.

Fonte: ASCOM / COPDH com ASCOM / SDH, 28/03/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/03/i-encontro-nacional-dos-centros-de.html

Nenhum comentário: