sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Rio de Janeiro instala grupo de trabalho de enfrentamento à Intolerância Religiosa

Data: 03/02/2012

A coordenadora de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Marga Stroher, representou a ministra Maria do Rosário, nesta quinta-feira (2), durante Cerimônia de Instalação do Grupo de Trabalho Permanente de Enfrentamento à Intolerância e a Discriminação Religiosa, do Rio de Janeiro/RJ. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos.

Segundo Marga, a iniciativa é bem vinda e ajuda na inclusão da temática da diversidade religiosa na pauta nacional. “Os compromissos firmados pelo grupo: Laicidade do Estado, Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, são fundamentais para que possamos trabalhar em prol das políticas públicas de garantia da Diversidade Religiosa”, explica.

O encontro aconteceu em decorrência do 1º Seminário Estadual de Liberdade Religiosa e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. O compromisso do Grupo de Trabalho (GT) é elaborar e acompanhar a implementação do Plano Estadual de Enfrentamento da Intolerância e Discriminação Religiosa para a Promoção dos Direitos Humanos e desenvolver ação integrada e articulada com o conjunto de secretarias e demais órgãos públicos, visando a implementação de políticas públicas comprometidas com a superação das intolerâncias e demais discriminações religiosas.

O GT possui membros de 16 representações de segmentos religiosos, grupo e/ou sociedades tradicionais, e engajadas com a promoção da política de diversidade religiosa. São elas: Candomblé, Umbanda, Neopentecostal, Católico, Islâmico, Cigano, Indígenas, Bahá’í, Maçom, Kardecista, Hare Krishna, Católico Ortodoxo, Judaísmo, Messiânico, Budista e Protestante, além de representantes do poder público, OAB, os Conselhos Regionais de Psicologia e Serviço Social, organizações de Direitos Humanos e outros membros convidados.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social SDH-PR, 03/02/12, disponível em: http://www.sdh.gov.br/clientes/sedh/sedh/2012/02/03-jan-2012-rio-de-janeiro-instala-grupo-de-trabalho-de-enfrentamento-a-intolerancia-religiosa

Nenhum comentário: