quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Primeira “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil” será realizada em Fortaleza


Nos dias 18 e 19 de agosto acontecerá em Fortaleza a “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil”, uma ação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Assembléia Legislativa do Estado do Ceará. O Ceará será o primeiro Estado do Brasil a receber a programação, que consiste na promoção e interação democrática entre Estado e Sociedade Civil, como instrumento catalisador de educação e cultura em direitos humanos.

Segundo Marcelo Uchôa, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, articuladora do evento, “o momento será único não apenas para que o Governo Federal interaja com a sociedade civil organizada, como também para que o Estado do Ceará apresente toda sua extensa gama de ações relacionadas aos direitos humanos, executadas nos mais diversos órgãos estaduais”.

Durante a ação em Fortaleza, serão realizadas oficinas, palestras e serviços dos programas nacionais, ouvidoria itinerante, audiências públicas, exposição de painéis, dentre outras atividades.

A programação do dia 18 será pautada na recepção de autoridades, ato de lançamento da “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil”, visita a instituições, instalação da Ouvidoria Itinerante, diálogo com movimentos sociais e organizações de defesa de direitos humanos e lançamento do Comitê Direito à Memória e à Verdade. Já o dia 19 será direcionado para a realização de oficinas em diversos pontos da cidade. Nos dois dias de evento, serão realizadas atividades culturais no Território da Paz do Grande Bom Jardim, bem como na Academia Estadual de Segurança Pública, UECE, UNIFOR, etc. As atividades serão encerradas com show de artistas locais no Centro Cultural Dragão do Mar.

A Caravana contará com a presença da Ministra Maria do Rosário, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, acompanhada de seus Secretários e Coordenadores Nacionais, de representantes de poderes locais, movimentos sociais de defesa dos direitos humanos, lideranças políticas, entre outras personalidades.

FONTE: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: