quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A primeira edição da “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil” é realizada no estado do Ceará



Na manhã desta quinta-feira(18) foi realizada, no Palácio da Abolição, o ato de lançamento da primeira “Caravana Direitos Humanos pelo Brasil”. Na ocasião estavam presentes a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o Governador Cid Gomes, Maria Célia Gomes, Primeira Dama do Estado, Evandro Sá Leitão, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ramarís Silveira, da Secretaria Executiva da SDH, Mariana Lobo, da Secretaria da Justiça e Cidadania, José Airton, Deputado Federal, Josiane França, do Ministério Público, Maria do Livramento Santos, Defensora dos Direitos Humanos, Marcelo Uchôa, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos, os demais Coordenadores Especiais de Políticas Transversais da Mulher, do Idoso e da Pessoa com deficiência, LGBTT, Juventude e de promoção da Igualdade Racial, entre tantas outras personalidades.

Ainda hoje, a agenda da Caravana é destinada a visita a instituições, instalação da Ouvidoria Itinerante, diálogo com movimentos sociais e organizações de defesa de direitos humanos e lançamento do Comitê Direito à Memória e à Verdade. O evento segue com seminários, palestras, oficinas e audiências públicas até sexta-feira (19), quando serão encerradas as ações com show de artistas locais no Centro Cultural Dragão do Mar. Todas as atividades são voltadas para a comunidade, entidades ligadas ao tema, ONGs, gestores públicos, profissionais da área, bem como para os poderes Legislativo e Judiciário.

A Caravana tem o objetivo de criar um canal de interação direta com a sociedade, articulando ações conjuntas com os governos estaduais e municipais na promoção e defesa dos Direitos Humanos. De acordo com Marcelo Uchôa, titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos do Estado do Ceará, articuladora do evento, esse é o momento para que o Estado apresente toda sua extensa gama de ações relacionadas aos direitos humanos.

FONTE: ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: