terça-feira, 17 de maio de 2011

Campanha de combate à violência sexual contra crianças é lançada nesta quarta (18)

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e a Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (COPDH), lançam às 9 horas desta quarta-feira (18), campanha de combate à violência contra a criança e o adolescente e assinam, junto aos representantes das federações e demais entidades de classe, a Declaração de Compromisso Corporativo, para engajamento no Plano de Ação de combate à exploração sexual infanto juvenil. O objetivo é mobilizar as empresas, os organismos não governamentais e a sociedade civil para se engajar no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes no Ceará e no país.

“Nosso objetivo é fortalecer e integrar uma rede de mobilização que possa atuar e articular, em todo o Estado, ações de divulgação do problema, de conscientização das pessoas e de combate à violência sexual praticada contra nossas crianças e adolescentes”, explicou o titular da STDS, Evandro Leitão, ao apresentar para um grupo de 20 entidades de classe um plano com 22 ações a serem desenvolvidas em 2011, na capital e no interior cearenses. “Se não tivermos a mobilização da sociedade civil como um todo, dificilmente iremos conseguir eliminar a violência sexual contra as crianças”, acrescentou o titular da COPDH, Marcelo Uchôa, ao convidar os presentes a abraçarem a campanha.

Compromisso Corporativo

Ao apresentar a campanha e os termos do Compromisso Corporativo, Evandro Leitão, pediu a todos que discutam as propostas nas respectivas entidades, para que apontem, além do previsto na declaração, que outras ações estão ou poderão desenvolver. Como forma de dar seguimento e consolidar as atividades, após o dia 18, - Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes -, o secretário sugeriu a criação de um fórum permanente para acompanhamento dos trabalhos, com reuniões mensais, nos dias 18 de cada mês.

“Precisamos criar um fórum para trabalharmos e acompanharmos as ações do Plano e que articule, cotidianamente, a rede de políticas públicas de apoio a essa temática”, acrescentou Leitão. “Esse momento é de comprometimento e queremos que seja transformado em ações dinâmicas, complementou o secretário de Direitos Humanos, da Prefeitura de Fortaleza, Demitre Cruz.

O encontro da manhã de ontem, na sede da STDS, reuniu representantes do Sistema Fiec, Fecomércio, CDL, Sebrae, CIC, Ceará Portos, Coelce, da Promotoria e Defensoria Públicas, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, ABIH-CE e demais entidades ligadas às questões da criança e adolescência.

Programação:

Além do ato formal de adesão à Declaração de Compromisso Corporativo, uma série de atividades, como blitz, passeatas, seminários, oficinas e audiências públicas, alusivas à data, serão realizadas na cidade, a partir da próxima semana. No dia 19, às 16 horas, a coordenação da Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (COPDH) e da Secretaria de Direitos Humanos (SDH), da Prefeitura de Fortaleza, promoverão na Cidade da Criança, no Centro de Fortaleza, uma série de atividades culturais para crianças, jovens e adultos do Estado.

Data: 18 de maio (quarta-feira)
Horário: 9 horas
Local: Auditório da STDS – Rua Soriano Albuquerque, 230, Joaquim Távora

Assessoria de Imprensa da STDS
Carlos Eugênio Saraiva ( imprensa@stds.ce.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. 9987.0400 / 8878.8510)

ASCOM / STDS com ASCOM / COPDH

Nenhum comentário: