
A Convenção, materializada no Decreto n. 6949/09, da Presidência da República, consolida direitos, garantias, diretrizes e orientações em favor das pessoas com deficiência, determinando, no art. 4, item 1b, que os Estados são obrigados a "Adotar todas as medidas necessárias, inclusive legislativas, para modificar ou revogar leis, regulamentos, costumes e práticas vigentes, que constituírem discriminação contra pessoas com deficiência".
A mesa de honra de abertura foi formada pela Secretária de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, pelo Presidente do CEDEF, Antônio Alves Ferreira, pelas representantes da Coordenadoria de Políticas Públicas para Idosos e Pessoas com Deficiência do Ceará, Isabel Oliveira e Regina Helena Tahim Souza de Holanda e pelo Coordenador da COPDH, Marcelo Uchôa.
Na ocasião, o Coordenador da COPDH, Marcelo Uchôa, salientou que "o pior obstáculo imposto contra as pessoas com deficiência, não é propriamente suas próprias deficiências, mas a deficiência do Estado que não se preparou para interagir adequadamente com pessoas nesta condição". Por sua vez, a Secretária da SEJUS, Mariana Lobo, ressaltou que "a formalização de direitos sobre pessoas com deficiência foi conquistada, faltando agora a plena efetivação dos mesmos, desafio que requer esforços do poder público e, sobretudo, conscientização social".
Após a abertura, o seminário prosseguiu com palestra da Dra. Rebecca Nunes, Promotora de Justiça do Idoso e da Pessoa com Deficência do Rio Grande do Norte, sob facilitação da Defensora Pública cearense, Amélia Rocha, Assessora Especial da SEJUS.
O evento ocorre durante todo dia de hoje, até às 17h, no Auditório da SEJUS, à Rua Tenente Benévolo, n. 1055, bairro Praia de Iracema, Fortaleza-CE.
Fonte: ASCOM/COPDH
Nenhum comentário:
Postar um comentário