quarta-feira, 18 de maio de 2011

Coordenadoria de Direitos Humanos prestigia abertura de CPI sobre violência sexual contra crianças e adolescentes na Câmara Municipal de Fortaleza

A Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos (COPDH), por seu Assessor de Relações Institucionais e Articulação Regional dos Direitos Humanos, Judson Holanda, prestigiou, hoje, 18/05, pela manhã, a abertura da CPI da Exploração Sexual Infantil na Câmara Municipal de Fortaleza. A CPI foi uma iniciativa da vereadora Eliana Gomes.
Abaixo, lê-se notícia institucional divulgada na página eletrônica da CMFOR.

CÂMARA INSTAURA CPI DA EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL

A Câmara Municipal de Fortaleza instaurou hoje, 18, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa investigar a atuação das redes de exploração sexual infantil em Fortaleza. A CPI, de autoria da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), é lançada na data em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Esta é uma data simbólica e Fortaleza dá uma sinalização de que é a primeira capital, que sediará a Copa, que realiza um trabalho preventivo”, salientou o vereador Acrísio Sena (PT), presidente da Câmara.

Na ocasião, ficou acordado que a Comissão, formada por sete membros, terá o vereador Antônio Henrique (PTN) como presidente e Eliana Gomes como relatora. Os demais componentes da CPI são os vereadores Carlos Mesquita (PMDB), Eron Moreira (PV), Plácido Filho (PDT), Alan Terceiro (PTdoB) e Ronivaldo Maia (PT).

“Vamos procurar fazer o trabalho e não devemos temer as conseqüências. Espero que tenhamos o apoio da sociedade, pois não teremos bons resultados se não tivermos bons parceiros”, afirmou Antônio Henrique.

O prazo de funcionamento da CPI é de 120 dias, sendo prorrogável por até metade deste período. Segundo Eliana, a Comissão se reunirá na próxima semana para elaborar o cronograma de ações, mas adiantou que os primeiros trabalhos deverão ser visitas e pesquisas nos locais em que acontecem as explorações.

Estiveram presentes, para o lançamento da Comissão, vereadores; representantes do Fórum Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, Assessoria Jurídica do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), Coordenadoria Estadual de Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Assistência Social; a Juíza de Menores de Bologna, na Itália, Maria Rosa, e Comissão de Direitos Humanos da OAB-CE, representada pelo advogado Fernando Ferrer.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Fortaleza com ASCOM/ COPDH

http://www2.cmfor.ce.gov.br/~cmfor/noticias/camara-instaura-cpi-da-exploracao-sexual-infantil/

Nenhum comentário: