quarta-feira, 4 de abril de 2012

COPDH apoia Campanha “Criança Não é de Rua”

Na tarde de terça-feira (03/04), a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos do Ceará (COPDH), representada pelo titular Marcelo Uchôa e os assessores Joatan Freitas e Roger Cid, participaram de Audiência Pública na Assembleia Legislativa para debater sobre direitos humanos das crianças e adolescentes em situação de rua. O foco do debate foi a campanha nacional “Criança Não é de Rua”, que está na sua sétima edição.


Além de sugerir ações para enfrentamento dessa problemática, a audiência teve o objetivo propor a criação do Dia Estadual de Enfrentamento à Situação de Moradia na Rua de Crianças e Adolescentes e a realização de mapeamentos nacional e estadual para mensurar quantos meninos e meninas moram nas ruas.
Para o coordenador de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Ceará, Marcelo Uchôa, esta é uma questão de alta complexidade. “A defesa das crianças e adolescentes precisa ser protetiva e não apenas assistencialista. Estamos devendo na questão de políticas públicas. Somos a favor da criação do observatório nacional e estadual para que possamos dar um passo adiante nesta discussão e erradicar esta situação no Ceará e no Brasil”.


A Audiência foi solicitada pela deputada Eliane Novais (PSB), Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia. Também participaram do ato oficial, a vice-presidente da Comissão da Infância e Adolescência, deputada Fernanda Pessoa (PR), o secretário nacional da campanha, Bernardo Rosemeyer, o Secretário de Direitos Humanos de Fortaleza, Demitri Nóbrega, a promotora de justiça e coordenadora do Centro de Apoio da Infância e Juventude do Ministério Público do Ceará, Antônia Lima Sousa, o coordenador da equipe interinstitucional de abordagem de rua, Marcos Levi Nunes; o Bispo Emérito de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson da Cruz e duas crianças representado a ONG Pequeno Nazareno, Maria Iasmin Ferreira (6 anos) e Marcos Alison da Costa (7 anos), entre outos.

Fonte: ASCOM / COPDH, 04/04/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/04/copdh-apoia-campanha-crianca-nao-e-de.html

Nenhum comentário: