sexta-feira, 13 de abril de 2012

Militares tomam ruas de Guiné Bissau e controlam rádio nacional

Golpe de Estado pode estar em curso; país passa pro crise política e eleitoral

Um grupo de militares tomou na noite desta quinta-feira (12/04) controle da Rádio Nacional da Guiné Bissau. Ao mesmo tempo, outro grupo de soldados mobilizou-se por entre as ruas da capital, Bissau. As agências de notícias presentes no país denunciam que um Golpe de Estado pode estar em curso. A agitação militar ocorre no mesmo dia em que o segundo turno das eleições presidenciais foi adiado em uma semana - de 22 a 29 de abril.

Uma dezena de militares armados entrou na emissora e forçou a saída dos funcionários. Ao mesmo tempo, outros soldados mobilizaram-se pelas ruas de Bissau, ocupando a sede do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde), legenda no poder, e a avenida da residência do primeiro-ministro em fim de mandato, Carlos Gomes Júnior. Em volta de sua casa, a reportagem local da agência de notícias France Presse testemunhou o lançamento de foguete e ouviu uma série de disparos de tiros.

A RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) afirmou que a Embaixada de Portugal no país está cercada, assim como a de Angola e a representação da Cedeao (Comunidade Econômica dos Estados do Oeste da África). O edifício da alfândega está em chamas e registram-se cortes de energia elétrica. As rádios e a televisão deixaram de emitir sinal.

Após os primeiros disparos, que lançaram o pânico nas ruas da cidade, a capital encontra-se praticamente deserta.

Pouco antes, a oposição de Guiné Bissau, dirigida pelo ex-presidente Kumba Yala, que deve enfrentar em 29 de abril no segundo turno da eleição presidencial o primeiro-ministro em fim de mandato Carlos Gomes Júnior, havia pedido o boicote do pleito.

Os cinco principais candidatos da oposição, entre eles Yala, pediram a seus militantes e simpatizantes "a não votar em 29 de abril" em nome da "justiça", durante coletiva de imprensa. "Qualquer um que se aventurar a fazer campanha assumirá a responsabilidade de tudo o que acontecer", afirmou Yala, que havia denunciado "fraudes massivas" no primeiro turno.

Na primeira etapa das eleições, ocorrida em 18 de março, Gomes Júnior obteve 48,97%, enquanto Kumba Yala somou 23,26% das preferências.

A campanha eleitoral para o segundo turno deve começar nesta sexta-feira e acabar em 27 de abril.

Nos últimos dias, havia temores sobre atos de violência na ex-colônia portuguesa, cuja história é marcada por vários golpes de Estado desde a independência, em 1974.

(*) com agências de notícias internacionais

Fonte: Operamundi, 12/04/12, disponível em: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/21123/militares+tomam+ruas+de+guine+bissau+e+controlam+radio+nacional.shtml

Nenhum comentário: