sábado, 28 de abril de 2012

Seminário sobre Memória, Verdade e Justiça traz Luiza Erundina a Fortaleza

Durante todo dia de ontem, sexta-feira (27/04), a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos/CE (COPDH), através de seu titular Marcelo Uchôa, participou do Seminário Memória, Verdade e Justiça, promovido pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em parceria com a COPDH, a Secretria Municipal de Direitos Humanos de Fortaleza, o Comitê Cearense pela Memória, Verdade e Justiça, a Associação 64/68 - Anistia, e o Instituto Frei Tito.

O encontro ouviu experiências estaduais e municipais relacionadas ao resgate da memória e da verdade no período da ditadura militar e discutiu estratégias em torno da constituição de uma eventual Comissão Parlamentar da Memória, Verdade e Justiça, no Ceará.

Participaram como expositores de painéis os professores Régis Lopes, da UFC, e Cacilda Medeiros, da Secretaria de Direitos Humanos do Recife. A convidada especial do Seminário foi a Deputada Federal Luiza Erundina (PSB/SP), presidente da Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça da Câmara dos Deputados, que explanou sobre as expectativas em torno da constituição da Comissão Nacional da Verdade, instituída pela lei n. 12.528/11.

Durante todo dia, o auditório do complexo de Comissões da ALCE,  onde se realizou o evento, esteve lotado de autoridades executivas, parlamentares e judiciárias, representantes da sociedade civil e interessados no tema.

Na foto, da esquerda para direita: Maria Luiza Fontenele (Crítica Radical), Eliane Novais (CDH/ALCE), Luiza Erundina (CMVJ/CD), Marcelo Uchôa (COPDH), Messias Pontes (Assoc 64/68).

Fonte: ASCOM / COPDH, 28/04/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/04/seminario-sobre-memoria-verdade-e.html

Nenhum comentário: