sexta-feira, 20 de abril de 2012

COPDH articula-se em favor de uma cultura de Paz

Ontem (19/04), no auditório do Sindicato dos Médicos do Ceará (SIMEC) ocorreu a reunião mensal "Agentes da Paz". Esta reunião foi coordenada pelo presidente do SIMEC, José Maria Pontes e contou com a participação de vários profissionais da saúde, artistas, professores (as), funcionários públicos municipais e representantes da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), entre eles Roger Cid, Joatan Freitas e Neyla Meneses.

O Grupo Agentes da Paz é um grupo sem cor, sem partido ou sem religião, participam pessoas bem vindas que têm como único propósito, a PAZ. "A paz começa por atitudes pequenas. Um 'bom-dia', 'boa-tarde', 'boa-noite' que a gente diz são pequenos gestos, mas de grande valor", disse José Maria Pontes. O grupo organiza o seu lançamento com a vinda do teólogo Leonardo Boff.

Roger Cid apresentou a COPDH, as atividades da Coordenadoria Especial e suas perspectivas para a defesa dos Direitos Humanos. Informou que em 2012 a COPDH estará desenvolvendo os projetos: Educação em Direitos Humanos, o Centro de Referência em Direitos Humanos e o Programa PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de combate à Violência Sexual Infanto e Juvenil) em 20 Municípios do Estado do Ceará para a Copa de 2014, todos eles partindo de uma diretriz comum, a intenção de estabelecer uma cultura de paz. Para ele, "os direitos humanos servem para promover a dignidade da pessoa humana. E, para alcançar a paz, é preciso que o ser humano tenha dignidade para viver".

Já Joatan Freitas, também assessor da COPDH, disse que "é preciso desmistificar a falsa ideia de que defender rireitos humanos é defender bandidos, até mesmo porque a promoção dos direitos humanos passa pelo cumprimento da lei, em especial da Constituição". Por sua vez, Neyla Meneses, também representando a COPDH, destacou que a luta pelos direitos humanos conseguiu mais visibilidade no Brasil com a eleição do Presidente Lula, que vinculou a Secretaria dos Direitos Humanos diretamente à Presidência da República, concedendo-lhe status de Ministério para desenvolver políticas de inclusão social.

Foto: O presidente do SIMEC, José Maria Pontes, e representantes da COPDH (Filipe Dias / SIMEC)

Fonte: ASCOM / COPDH, 20/04/12, disponível em: http://copdhce.blogspot.com.br/2012/04/copdh-articula-se-em-favor-de-uma.html

Nenhum comentário: