quinta-feira, 26 de julho de 2012

9ª CONFERÊNCIA NACIONAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Nesta última semana, entre os dias 11 e 14 de julho/2012, aconteceu em Brasília a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. O objetivo foi dar continuidade à mobilização entre os atores que constituem o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, além de debater o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Coordenadoria Especial de Políticas Publicas dos Direitos Humanos do Ceará – COPDH/CE foi representada pelo Assessor de Políticas para Crianças e Adolescentes, Joatan Freitas, participando do evento na qualidade de delegado eleito na Conferência Estadual.

A abertura teve o cerimonial dirigido pelo ator Marcos Frota e logo depois uma apresentação circense. Autoridades presentes: Ministros(as) Maria do Rosário, Celso Amorim, Brizola Neto, Procurador Geral da República Roberto Gurgel, além de outras autoridades. Logo depois, ocorreu a discussão e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

A Presidenta Dilma Roussef prestigiou a 9ª Conferência Nacional e discursou sobre as prioridades do Governo, destacando os programas e a pauta de crianças e adolescentes. A presidenta lançou a Rede Brasil Protege, programa focado nos eixos de convivência familiar e comunitária, enfrentamento à violência e ações socioeducativas para adolescentes que entram em conflito com a lei.

A Palestra Magna da 9ª Conferência começou com um Talk Show concebido e conduzido por adolescentes que intermediaram perguntas à ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; à presidenta do Conanda, Miriam Maria José dos Santos; e ao Procurador de Justiça Wanderlino Nogueira Neto.

No dia 13, ocorreu a comemoração do aniversário de 22 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) feita por adolescentes dos 26 Estados e do Distrito Federal. Cada Estado trouxe o seu presente para a Lei que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. 

O representante da COPDH/CE pode c
onversar com membros da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos – SDH-PR sobre o andamento dos projetos como o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro – PAIR; o Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM); o Centro de Referência dos Direitos Humanos a ser implantado no Ceará, além de articulação nas áreas de Convivência Familiar e Comunitária. 

                   Fotos de divulgação

Entre as mo
ções aprovadas na Conferência, está a defesa da efetiva implantação integral do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamentado pela Lei 12.594/2012 que prevê normas para padronizar os procedimentos jurídicos envolvendo menores de idade, desde a apuração do ato infracional até a aplicação das medidas socioeducativas. A implantação do Sinase também consta do documento final. 

A cantora Ivete Sangalo foi homenageada no sábado (14), durante o fechamento da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Durante a solenidade, a cantora reforçou a campanha de divulgação do Disque Direitos Humanos – Disque 100.


Fonte: ASCOM/COPDH


Outra referência:

Nenhum comentário: